terça-feira, 1 de maio de 2012

Monday Rock: Suicidal Tendencies

Pra começar bem a semana vamos com mais uma banda que faz parte da história do Rock alternativo. Os caras são considerados como os criadores do gênero skatepunk e no mês de maio fazem uma pequena tour pelo Brasil. Batam cabeça com o som do Suicidal Tendencies!



Desde o início, o Suicidal Tendencies incluiu influências de heavy metal e trash metal em seu som, sendo uma das primeiras bandas a unir os estilos ao hardcore resultando no chamado Crossover. Outros grupos que iniciaram esse gênero: D.R.I., Anthrax, Corrosion Conformity, Nuclear Assault, Ratos de Porão, entre outros. Pela formação do SxTx passaram vários músicos, entre eles Robert Trujillo (Ozzy, Metallica). O único membro remanescente da formação original é o vocalista Mike Muir. Completando o lineup estão Mike Clark (guitarra), Dean Pleasants (guitarra), Steve Brunner (baixo) e Eric Moore (bateria).



A história do SxTx já começou polêmica. Primeiramente, pelo fato dos integrantes serem todos de origem latina e trazerem referências das culturas negra e latina em seu visual, que ainda sofria represálias no início da década de 80. Desde o lançamento de seu primeiro disco, a censura americana perseguiu o grupo, alegando que o nome, a postura e as letras eram ofensivas, chegando a proibir na justiça as apresentações ao vivo durante 5 anos. A gravadora interveio na situação e negociou o prazo para 2 anos.



Resolvidos os problemas, o Suicidal Tendencies lançou o segundo disco, "Join the Army" (1985), que trazia a faixa "Possessed to Skate", que se tornou uma das mais conhecidas da banda. Após o disco, três dos integrantes originais deixaram o grupo, restando apenas o vocalista. Foi nesse período que o SxTx acrescentou a segunda guitarra ao lineup.



Com um som mais pesado devido à adição da outra guitarra, veio o "How Will I Laugh Tomorrow...", em 1988. Mais uma mudança na formação da banda: entra o baixista Robert Trujillo, futuro membro do Metallica. No ano seguinte, é lançado o quarto disco, "Controlled by Hatred/Feel Like Shit.... Dèjá Vu", uma compilação de músicas lançadas anteriormente em EPs. Nesse disco, Trujillo foi creditado como "Stymee". Novamente com problemas com o PMRC (Parental Music Resource Center), o álbum seguinte foi menos polêmico. Lançado em 1990, "Lights, Camera, Revolution" trazia muitas influências do funk trazidas por Trujillo. O disco obteve grande sucesso comercial e recebeu críticas dos fãs, que acusavam a banda de terem se vendido ao "mercado". Logo após o disco, Mike Muir e Robert Trujillo formaram a banda Infectious Grooves, com um som voltado para o "funk metal".



Em 92, o Suicidal Tendencies lançou o "The Art of Rebellion", mais melódico e acessível que os anteriores, gerando outra vez críticas por parte dos fãs mais puristas. Pelo som mais leve, esse foi o disco de maior sucesso da banda. Com o 'reconhecimento', a banda foi perdendo sua relevância no meio underground e quando lançaram um novo disco na tentativa de regressar às origens, "Suicidal for Life" (1994) não obteve uma boa repercussão e no ano seguinte a banda acabou se separando.



O hiato não durou muito e em 1997, Mike Muir reuniu a banda novamente, dessa vez somente o guitarrista Mike Clark permaneceu na nova formação. No mesmo ano foi lançada a compilação "Prime Cuts", trazendo os maiores hits do Suicidal Tendencies. As músicas inéditas reapareceram no EP "Six the Hard Way" (1988), depois nos álbuns "Freedumb" (1999) e "Free Your Soul and Save My Mind" (2000), que foram muito bem recebidos pelos fãs e marcaram o retorno definitivo ao punk hardcore. Após o último disco, foram lançados mais 4 registros (2 splits e 2 compilações) e, em 2010, saiu o DVD "Live at the Olympic Auditorium".



No mês de maio, mais precisamente na próxima sexta-feira (04/05), o SxTx inicia uma tour de 4 shows pelo Brasil. A primeira apresentação será em Belo Horizonte, dentro do festival Flaming Hell, que já trouxe D.R.I. e Brujeria. Os outros shows serão em Santos e São Paulo, um deles na Virada Cultural. O ano de 2012 pode ficar marcado pelo lançamento de mais um disco da banda e segundo declarações de Muir, o Suicidal tem material para pelo menos 3 novos registros.



Enquanto o novo trabalho do SxTx não sai, a discografia está disponível nos links abaixo. Baixe os álbuns e compartilhe o som!

Álbuns de estúdio
Suicidal Tendencies (1983)
Join the Army (1987)
How Will I Laugh Tomorrow When I Can't Even Smile Today (1988)
Control By Hatred/Feel Like Shit...Déjà Vu (1989)
Lights...Camera...Revolution! (1990)
The Art of Rebellion (1992)
Still Cyco After All These Years (1993)
Suicidal for Life (1994)
Six the Hard Way (1998)
Freedumb (1999)
Free Your Soul and Save My Mind (2000)


Compilações
F.N.G. (1991)
Prime Cuts (1997)
Suicidal Friends & Family Vol. 1 (1997)
Suicidal Friends & Family vol. 2 (2001)



Acompanhe a banda em seus canais oficiais.
Site Oficial
Facebook
/