No Ska Wednesday dessa semana vamos com o som de uma banda americana com belos vocais femininos, que une o ritmo jamaicano ao peso do punk rock: Dance Hall Crashers!
Com o nome inspirado na música 'Dance Crasher', do cantor jamaicano Alton Ellis, o Dance Hall Crashers foi fundado em 1989 e liderada inicialmente pela dupla Tim Armstrong e Matt Freeman, que tocavam no Operation Ivy e se encontrariam anos depois no Rancid. Após várias modificações em seu lineup, a banda conseguiu uma formação sólida com Karina Deniké e Elyse Rogers nos vocais, Jason Hammon e Jaime McCormick nas guitarras, o baterista Eric Larsen e Joel Wing no baixo. Com esses integrantes o DHC gravou seu debut album homônimo pela Moon Ska Records em 1990. Pouco tempo após o lançamento, houve a primeira separação do grupo, que durou 2 anos.
Com a pressão feita pelos fãs, o DHC voltou aos palcos em 1992 e no ano seguinte a Moon Records lançou a compilação "1989-1992" em comemoração ao retorno. A formação mudou mais uma vez, entrando Gavin Hammon (bateria), Scott Goodell (guitarra) e Mikey Weiss (baixo). O segundo álbum de inéditas veio em 1995, "Lockjaw", lançado pelo selo MCA Records. O single 'Enough' entrou na trilha sonora do filme 'Angus' e ganhou um vídeoclipe que foi bem exibido na MTV americana.
Em 1996, a coletânea "1989-1992" foi relançada como "The Old Records" pela Fat Wreck Chords, selo de Fat Mike, integrante do NOFX. O próximo registro veio um ano mais tarde. "Honey I’m Homely!", alcançou a 22ª posição em uma das categorias da Billboard, enquanto os singles 'Lost Again' e 'Mr. Blue' eram executados constantemente nas rádios locais e faculdades dos Estados Unidos, também ganhando versões em vídeo. O último trabalho lançado pela MCA Records foi o EP "Blue Plate Special" (1998), contendo faixas que foram gravadas em outras compilações e trilhas sonoras.
"Purr" é o último disco de inéditas do DHC e foi lançado pelo gravadora independente Pink and Black Records, em 1999. Na sequência veio "The Live Record: Witless Banter and 25 Mildly Antagonistic Songs About Love" (2000) e nessa época a banda já estava tocando com menor frequência, limitando as apresentações a Costa Oeste dos Estados Unidos e a outros eventos esporádicos, como as Olímpiadas de Inverno, em Salt Lake City, em 2002. Até então, o momento derradeiro da carreira do Dance Hall Crashers se deu em 2004, quando a banda gravou um show na famosa House of Blues, em Hollywood. Esse registro foi lançado em DVD pela Kung Fu Records, como parte da série The Show Must Go Off! que já teve Reel Big Fish, Circle Jerks, The Adolescents, Goldfinger, dentre outros.
O DHC não chegou a anunciar o seu fim, mas está em hiato por tempo indeterminado. Vamos aguardar que a banda retorne e nos brinde com suas ótimas canções! Enquanto isso, quase toda a discografia da banda está disponível para download logo abaixo. Só não encontramos o primeiro disco, mas assim que conseguirmos, disponibilizaremos também. Baixe os álbuns, curta o som e compartilhe o conteúdo!
DHC - 1989-1992 (1993)
DHC - Lockjaw (1995)
DHC - The Old Record (1989 - 1992) (1996)
DHC - Honey I'm Homely (1997)
DHC - Blue Plate Special (EP) (1998)
DHC - Purr (1999)
DHC - The Live Record Witless Banter & 25 Mildly Antagonistic Songs About Love (2000)
DHC - Live at the House Of Blues - CD (2004)
Acesse:
Dance Hall Crashers - Site Oficial
Dance Hall Crashers no All Music