quarta-feira, 30 de maio de 2012

SKA Wednesday: Prince Buster

Hoje na nossa seção semanal dedicada à música jamaicana vamos com o som de um dos caras mais importantes da história do ska: Prince Buster!


Nascido em 1938, Cecil Bustamante Campbell, mais conhecido como Prince Buster, é um dos nomes mais representativos da música jamaicana, ao lado dos The Skatalites, Laurel Aitken, Desmond Dekker, dentre outros. Buster iniciou sua carreira profissional em 1956 e formou várias bandas com amigos, que não obtiveram êxito. A maturidade musical foi atingida um pouco mais tarde, com o crescimento dos sound systems nas ruas de Kingston. Clement Dodd, operador de um dos sound systems mais conhecidos da Jamaica, o contratou como segurança, devido à sua habilidade como pugilista amador. Foi nessa época que ele ganhou o apelido 'The Prince' (O Príncipe) e anexou o Buster (diminutivo de seu primeiro sobrenome, Bustamante) para formar seu nome artístico.



Em 1960, Buster produziu a música 'Oh Carolina', dos Folkes Brothers. A canção virou um hit instantâneo na Jamaica e foi a primeira a introduzir elementos da música africana, com a percussão dos tambores dando o tom característico. Prince apelidou-se como "The Voice of the People", expressando a voz dos negros jamaicanos através da música, meio de comunicação bem sucedido comercialmente, e teve seus registros lançados pelo selo britânico Blue Beat, fato que ajudou bastante no desenvolvimento do ska. Do lançamento de seu debut album, "I Feel the Spirit" (1963), até o final da década, Prince Buster gravou uma grande quantidade de músicas para a Blue Beat, que serviram de inspiração para muitos artistas do gênero.



Nessa época, Prince conseguiu grande reconhecimento na Inglaterra, onde fez vários shows com lotação esgotada, além de participar de comerciais de uma emissora de TV. Dois de seus singles viraram hits na terra da rainha: o primeiro deles foi 'Al Capone', que alcançou a 18ª posição nas paradas em 1967, que mais tarde ganhou uma versão atualizada, 'Whine And Grine', e chegou a 21ª posição em 1998. A faixa'Rainy Night in Georgia', de 1972, tinha explícitas referências ao sexo e às drogas, e também ganhou bastante notoriedade. Outra curiosidade da vida de Prince Buster na Inglaterra foi o encontro com a lenda do boxe Muhammad Ali, em 1964, que resultou na conversão do cantor ao islamismo, adotando o nome Yusef Muhammed Ali.



Na década de 70, o cantor, que também era um homem de negócios, afastou-se um pouco da música e se dedicou a seus empreendimentos, mas em um determinado momento passou por dificuldades financeiras. Para sua sorte, o ska estava em um momento de renascimento na Inglaterra, evento que ficou conhecido como a 2ª onda do ska ou era 2-Tone. Em 1979, a banda Madness fez um tributo a Buster ao gravar a música 'The Prince' (o próprio nome da banda é homônimo a uma faixa gravada por Buster). Outras bandas inglesas gravaram covers de Prince, como The Specials e The Beat, além dos americanos do The Toasters. Os royaltes da era 2-Tone ajudaram a reerguer as finanças de Buster e com o sucesso das bandas, o interesse do público em seu trabalho fez com que suas velhas canções fossem relançadas e gerassem boas vendas.



Atualmente, Prince Buster vive em Miami, EUA, e nos últimos anos tem feito aparições esporádicas em shows e festivais na Europa e América do Norte. Entre álbuns de estúdio, participações com outras bandas, compilações e álbuns ao vivo, Prince Buster tem mais de 30 registros e nós disponibilizamos parte desse material de primeiríssima qualidade. Baixe os discos, curta o som e compartilhe o conteúdo!

Downloads - Prince Buster
I Feel the Spirit (1963)
Fly Flying Ska (1964)
It's Burke's Law (1965)
Pain In My Belly (1965)
Ska Lip Soul (1965)
What a Hard Man Fe Dead (1966)
Rock Steady w/ Judge Dread (1967)
Ten Commandments (1967)
Wreck A Pum Pum (1968)
FABulous Greatest Hits (1968)
Tutti Frutti (1968)
15 Oldies but Goodies (1969)
The Message Dub-Wise (1969)
Big Five (1972)
Chi Chi Run w/ Big Youth (1973)


Prince Buster no MySpace
Prince Buster no Facebook
Prince Buster no All Music
/