terça-feira, 29 de maio de 2012

Do It Yourself - Patife Band

Hoje o Do It Yourself foge um pouco da "independência" trazendo uma banda que chegou a ser contratada por uma grande gravadora, mas manteve intacta sua essência independente e experimental. Com vocês, a Patife Band.


Surgida em 1983 como Paulo Patife Band, o grupo fez parte do movimento Vanguarda Paulista, do qual também participaram Itamar Assumpção e Arrigo Barnabé, irmão de Paulo Barnabé - vocalista da Patife Band. O pessoal da chamada Vanguarda Paulista foi responsável pela consolidação do "disco independente" no Brasil ainda nos anos 70, quando Arrigo Barnabé bancou a produção do seu LP de estreia Clara Crocodilo.

Voltando à Patife Band... A formação original contava com Paulo Barnabé (vocal), André Fonseca (guitarra e voz), James Müller (bateria) e Sydney Giovenazzi (baixo e vocal). O som deles é definido como "pós-punk", com influência de técnicas de composição erudita, punk rock, jazz e ritmos brasileiros. O resultado disso tudo é uma sonoridade própria e experimental que influenciou diversas bandas que se tornariam conhecidas depois, como os Titãs.



O primeiro registro da banda, o mini-LP homônimo Patife Band, foi lançado em 1985 pelo selo independente Lira Paulistana. Entra as faixas desse disco estão versões de "Tijolinho" - um clássico da Jovem Guarda do compositor Wagner Bennati - e da natalina "Noite Feliz".



O único full album de estúdio veio em 1987 pela gravadora WEA. O Corredor Polonês traz três faixas do EP, além de uma versão do "Poema em Linha Reta" do poeta português Fernando Pessoa e da música "Vida de Operário" da banda punk Excomungados, que também foi regravada pelos mineiros do Pato Fu.




Após o lançamento do Corredor Polonês, a banda saiu em turnê mas encerrou suas atividades logo depois. Em 2003, a Patife Band se reuniu com uma nova formação e gravou um álbum ao vivo em um show realizado em Londrina, no Festival Demo Sul.

A Patife Band já teve algumas de suas músicas regravadas por outros artistas. O Ratos de Porão fez uma versão de "Tô Tenso" e a cantora Cássia Eller regravou "Teu Bem". Embora a Patife Band tenha influenciado diversas bandas punks (e não só essas) que surgiram a partir dos anos 80, suas músicas ainda são pouco conhecidas e é por isso que o MUNC CREW apresenta o som deles para vocês. Baixem os discos e compartilhem o som!

Patife Band - EP (1985)
Patife Band - Corredor Polonês (1987)

Patife Band no MySpace
/