segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Monday Rock - Planet Hemp

Essa semana o Monday Rock traz uma das bandas brasileiras mais importantes da década de 90 e também uma das mais polêmicas. Com vocês, PLANET HEMPÁ!



Formada no Rio de Janeiro, em 1993, por Marcelo D2 e Skunk, a banda também era composta por Rafael Crespo (guitarra), BNegão (vocal, atualmente em carreira solo ), Formigão (baixo) e Bacalhau (bateria, agora no Autoramas). O estilo da banda foi definido por eles próprios como "RapRockNRollPsicodeliaHardcoreRagga", que é, inclusive, título de uma das músicas do grupo.



As polêmicas já começaram com o nome escolhido para a banda, que foi retirado da revista norte-americana High Times, especializada no cultivo da maconha. As músicas sempre deixaram claras as ideias a favor da legalização da maconha e diversos problemas surgiram por isso, levando inclusive à prisão de todos os integrantes em 1997, após um show em Brasília, quando foram acusados de fazer "apologia às drogas". Depois disso, as apresentações passaram a ser restritas a maiores de 18 anos e em algumas cidades eles foram proibidos de tocar.





Skunk, um dos criadores do Planet Hemp, morreu em 1994 em decorrência da AIDS e as atividades estiveram perto de serem encerradas, mas o rapper BNegão, que já acompanhava a banda, o substituiu. Depois de gravarem uma fita demo, eles se apresentaram em diveros festivais do circuito alternativo e em 1995 conseguiram um contrato com a Sony Music (Superdemo/Chaos).

O primeiro álbum, "Usuário", foi lançado já em 1995 e trazia o hit Legalize Já, cujo videoclipe sofreu censuras. Em 1996, lançaram o EP "Hemp New Year".



Em 1997 saiu o segundo álbum: "Os Cães Ladram, Mas a Caravana Não Para". As polêmicas com o grupo aumentaram durante esse período, e na mesma proporção em que surgiam opiniões contrárias às suas músicas, alguns setores políticos e culturais se posicionavam à favor da banda. BNegão deixa a banda e é substituído por Gustavo "Black Alien".



O Planet Hemp chegou a abrir os shows de Beastie Boys (1995) e Cypress Hill. Entre 1998 e 2000 a banda esteve separada, com Marcelo D2 se dedicando a um projeto solo. O terceiro álbum, "A Invasão do Sagaz Homem Fumaça", foi lançado em 2000.



O último trabalho da banda foi o MTV ao Vivo: Planet Hemp, produzido pela MTV Brasil e lançado em CD e DVD no ano de 2001. A formação final contava com Marcelo D2, BNegão, Formigão, Rafael, Pedrinho (substituindo Bacalhau), Zé Gonzales (DJ) e Apolo 9 (teclados).





A banda acabou em 2001, devido a brigas entre os integrantes. Em 2010, parte dos membros se reuniu para uma apresentação na festa de comemoração aos 20 anos da MTV Brasil.

Para download dos álbuns:

Usuário (1995)
Hemp New Year - EP (1996)
Os Cães Ladram, Mas a Caravana Não Para (1997)
A Invasão do Sagaz Homem Fumaça (2000)
MTV ao Vivo: Planet Hemp (2001)

O Planet Hemp não possui um site oficial. Conheça mais sobre a banda nos links abaixo:

Wikipedia - Planet Hemp
Matéria de 1997 sobre as polêmicas do Planet Hemp
Canal no YouTube
/