Em um show no município de Arujá, um integrante do grupo Posse Mente Zulu apresentou bastardo ao SNJ. O MC interessou-se pela banda e tornou-se o quarto integrante da mesma. Em 1998, veio o primeiro single do grupo chamado "SNJ - A Sigla". W-Jay, ex-Digito negro, chegou para integrar o SNJ, sombra, cabeça rebeld e o dj wjay formaram o snj. Anos depois saiu rebeld em seguida o sombra depois o cabeça. Cris e Tremolo, sendo esta a formação definitiva do grupo. Em 2001, foi lançado o primeiro álbum: Se tu Lutas, tu Conquistas; no mesmo ano, a banda foi indicada ao MTV Video Music Brasil na categoria "Melhor videoclipe de rap" com "Viajando na Balada", mas acabou não vencendo. Ainda em 2001, venceu a categoria "Melhor Artista Solo ou Banda" do Prêmio Hutúz.
Em 2003, veio o segundo trabalho oficial do SNJ, o álbum O Show Deve Continuar, o qual alcançou uma boa crítica, e teve como destaque a faixa Pensamentos. Em 2004, o grupo concorreu em quatro categorias do Hutúz. W-Jay venceu na categoria "Melhor DJ" e "O Show Deve Continuar" foi escolhida como "Música do Ano". O álbum O Show Deve Continuar foi indicado em "Álbum do Ano", mas perdeu para Tarja Preta, de GOG; e a banda como "Grupo ou Artista Solo", onde foi superada por Da Guedes.
No ano seguinte, o terceiro disco veio a ser lançado, intitulado SNJ - DVD e CD Ao Vivo. Como o próprio nome diz, foi gravado ao vivo em um show do mesmo ano. O DVD contém duas faixas-bônus, o clipe da música "Pensamentos", traillers de gravações e fotos. Em 2007, veio o quarto trabalho: A Esperança é o Alimento da Alma, o qual contou com participações de CPM 22 e Edi Rock. No ano posterior, o SNJ foi indicado novamente ao Hutúz, desta vez na categoria "Site de Grupo de Rap", mas acabou perdendo para o de Renegado.
Infelizmente o grupo encerrou suas atividades por tempo indeterminado em maio de 2010, sendo que o vocalistas Bastardo e sombra continuam em trabalhos solo.