Uma banda clássica do punk rock era criada ao mesmo tempo que parte dos membros desse blog estava pra nascer. O som de hoje é por conta dos americanos do Fugazi!
O Fugazi foi formado em 1987, contando com Ian MacKaye na guitarra e vocal, Joe Lally no baixo e Brandan Canty na bateria. Eles fizeram um show antes da entrada do guitarrista e vocalista Guy Picciotto, no início de 1988. Usando toda a experiência adquirida por seus membros em todos esses anos de rock independente, mostraram-se uma das bandas mais inteligentes que o underground já viu. Lançaram sete álbuns e excursionaram pelo mundo todo, passando pela Europa, Austrália, América do Sul, Japão e muitos outros lugares. O vídeo a seguir é de uma apresentação da banda em Belo Horizonte, em 1997.
Conforme a banda ia crescendo, devido a divulgação boca a boca e seus shows inigualáveis, sua postura Do It Yourself (que obrigava os ingressos de seus shows custarem 5 dólares e os discos 10 dólares, por exemplo) passou a ser um tanto distorcida. Como a banda não dava (e ainda não dá) entrevistas pra as grandes mídias, alguns jornalistas improvisavam, usavam a imaginação pra relatar os acontecimentos. Os fãs também tinham suas próprias interpretações sobre a postura da banda. Isso causou muita confusão, mas não abalou a banda nem um pouco.
Com os compromissos da vida adulta fora da banda, os lançamentos e turnês do Fugazi foram ficando mais esporádicos. Em 2003 a banda entrou em hiato por tempo indeterminado, mas os membros continuam a trabalhar juntos no projeto de arquivamento "Fugazi Live Series", que foi lançado oficialmente em dezembro de 2011. Mais de 800 shows do Fugazi foram gravados e com o tempo cada uma dessas gravações será disponibilizada para download por um valor pequeno e será apresentado ao lado de fotos, flyers e informações gerais.
Em 2007, o blog DESOVA trocou uma ideia com Ian MacKaye. O que era pra ser uma entrevista, acabou sendo um bate papo descontraído e muito bacana.
Com um pouco da história contada, baixe a discografia do Fugazi e conheça um pouco mais sobre o som dos caras!