Hoje a nossa seção de SKA traz uma das bandas precursoras do ska punk americano: The Mighty Mighty Bosstones.
O grupo foi criado em 1983, em Massachussetts, EUA, inicialmente com o nome 'The Bosstones'. Desde que lançaram seu primeiro trabalho em 1989, que também foi quando adotaram o nome The Mighty Mighty Bosstones, a banda ganhou bastante destaque na terra do Tio Sam, sendo a primeira banda a colocar a mistura ska + punk/hardcore no mainstream do mercado musical de seu país. O lineup atual conta com quatro membros remanescentes da formação inicial da banda, são eles: Dicky Barrett (vocal), Tim Burton (saxofone tenor), Joe Gittleman (baixo), Ben Carr (dançarino (!) e backing vocal), junto a eles estão Lawrence Katz (guitarra), Chris Rhodes (trombone), Joe Sirois (bateria) e Kevin Lenear (saxofone).
As primeiras gravações datam de 1987 e 1989, quando duas músicas entraram em compilações de ska nos EUA. Com a gravação do primeiro álbum, "Devil's Night Out" (1989), a banda sofreu bastante resistência dos fãs puristas de ska e hardcore, que não aprovavam a mistura dos gêneros nas músicas. Porém, mesmo com essa reação inicial, "Devil's Night Out" é um dos discos mais populares dos Bosstones. Dois anos mais tarde, gravaram o EP, "Where'd You Go?", que contava com covers de Metallica, Aerosmith e Van Halen, uma música inédita e uma regravação do primeiro disco. Após esse lançamento, saíram em turnê pelos Estados Unidos e ao final dela já começaram a trabalhar no próximo álbum, que seria lançado em 1992, "More Noise and Other Disturbances".
Em 1993, a banda assinou com uma grande gravadora, a Mercury Records, e lançou mais um EP: "Ska-core, the Devil and More", com covers de bandas de hardcore, como Minor Threat e SSD, e ska, The Wailers, mais duas músicas ao vivo e uma inédita. O álbum posterior, "Don't Know How To Party", lançado no mesmo ano, teve a participação do vocalista Darryl Jenifer (Bad Brains) na música 'Isaachar'. Antes de lançar o quarto álbum, os caras participaram de um tributo ao Kiss, gravando a música 'Detroit Rock City' e tocaram junto com o Aerosmith. O disco "Question the Answers" (1994) veio a público e ajudou a alavancar o sucesso do Mighty Mighty Bosstones, rendendo uma inclusão na trilha sonora do filme 'As Patricinhas de Beverly Hills' (os caras também aparecem tocando em uma cena) e a convocação para o palco principal do festival Lollapalooza, em 1995, tocando ao lado de Sonic Youth, Beck, Cypress Hill, entre outros.
No ano de 1997, após a participação no tradicional Vans Warped Tour, a banda entrou em estúdio para gravar o que seria o seu disco de maior sucesso. "Let's Face It" vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou disco de platina, com o single 'The Impressions That I Get' alcançando o primeiro lugar nas paradas da Billboard. A grande exposição que a banda obteve com esse disco, proporcionou aparições em famosos programas de televisão, com o o infantil Vila Sésamo e o renomado Saturday Night Live. Aproveitando-se da popularidade da banda, em 1998 foi lançado o primeiro disco ao vivo dos Bosstones, "Live From the Middle East", gravado em Cambridge, Massachussetts. O próximo álbum de inéditas, "Pay Attention" (2000), não correspondeu às expectativas estabelecidas pelo trabalho anterior. O single 'So Sad To Say' não conseguiu alcançar uma posição superior a 22° na Billboard.
A banda decide voltar a gravar por um selo independente e assina com a SideOneDummy Records, que lançou o álbum "A Jackknife to a Swan" (2002). O grupo continuou em turnê até dezembro de 2003, quando decidiram entrar em hiato. Os Bosstones estavam na estrada quase sem parar desde 1991, o que fez com que os integrantes sentissem necessidade de se dedicarem a outros trabalhos. A pausa da banda durou até 2006, mas em setembro de 2004, houve uma reunião para a participação em um show beneficiente em tributo a Johnny Ramone, que virou um documentário em 2006, "Too Tough to Die: A Tribute to Johnny Ramone".
Em outubro de 2007, a banda anunciou o seu retorno e dois meses depois fizeram quatro apresentações no mesmo local onde gravaram o álbum ao vivo. No mesmo ano, foi lançado um álbum com raridades e lados B, mais três músicas inéditas. O ano de 2008 foi bem movimentado para os Bosstones, com uma tour junto com a banda Dropkick Murphys, a inclusão da música 'Where'd You Go?' no game Rock Band e o início das gravações do próximo álbum de estúdio. "Pin Points and Gin Joints" saiu em 2009 e uma nova turnê foi iniciada, passando por diversos estados americanos, onde tocaram com grandes nomes do ska, como The Slackers, Voodoo Glow Skulls e Chris Murray. O trabalho mais recente é "The Magic of Youth", lançado em dezembro de 2011, e mostra que os Bosstones estão mais vivos do que nunca!
Abaixo disponibilizamos a discografia de estúdio do Mighty Mighty Bosstones, além de 2 EP's e um álbum ao vivo. Enjoy!
Álbuns de estúdio
EPs
Ao Vivo
Acesse o site oficial dos Bosstones para mais informações.