domingo, 15 de janeiro de 2012

Random Movie - Trainspotting (parte 1)


O filme de hoje é o Trainspotting, que segundo a classificação indicativa é “impróprio para menores de 18 anos” por conter “violência, tensão atenuada, desvalorização dos conceitos éticos e nudez”. Mas quem liga pra isso?


Considerado um dos melhores filmes dos anos 90, Trainspotting é mais que um filme sobre drogas. É sobre toda uma geração de jovens que buscam (talvez sem sucesso) um sentido para suas vidas medíocres. O roteiro, escrito por John Hodge e baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, rendeu ao filme uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro. (O roteiro em inglês está disponível aqui.)

Veja o teaser legendado:




Curiosidade sobre o nome do filme

Originalmente, o termo “trainspotting” define aquelas pessoas que tem interesse por trilhos de trem e assuntos relacionados. No filme, o sentido é totalmente diferente: no Reino Unido, “Trainspotting” é uma gíria para o ato de tentar encontrar a veia para injetar drogas. Irvine Welsh, autor do livro, dá outra explicação: em Edimburgo (Escócia) havia uma estação de trem abandonada que passou a ser frequentada por mendigos e viciados, que usavam o termo “trainspotting” para dizer que estavam indo à estação buscar drogas.


Soundtrack

Trainspotting é um filme com 2 trilhas sonoras oficiais. Pode isso? Sim! Na verdade, a trilha oficial mesmo é uma só: a que toca no filme. Mas foram gravados 2 álbuns – o primeiro com as músicas do filme e o segundo com músicas extras, remixes e uma versão do “discurso” de Mark Renton (Ewan McGregor).


1. Lust for Life - Iggy Pop

O que esperar da trilha de um filme que começa com essa música?



Iggy Pop é um cara que dispensa apresentações. Considerado o padrinho do Punk Rock, o cara está na ativa até hoje, com seus 64 anos de idade. Foi vocalista dos Stooges, banda importantíssima das décadas de 60 e 70. Lust for Life é, na verdade, uma música do David Bowie, e está no álbum solo de Iggy chamado Choice Cuts (1984), que tem apenas versões dele para músicas do Bowie.


2. Deep Blue Day - Brian Eno

Confesso que nunca tinha ouvido falar nesse cara, mas de acordo com minha “cola”, ele se auto-denomina como um não-músico. Ok, não vamos discutir. A verdade é que ele foi bastante influente para o surgimento do Glam Rock, New Wave e Música Ambiente, e também para artistas como David Bowie, David Byrne e seu Talking Heads. Deep Blue Day rola na cena em que Mark Renton mergulha na privada do “pior banheiro da Escócia”. O nome não poderia ser mais adequado, né!? A música é instrumental e foi gravada no álbum Apollo: Atmospheres & Soundtracks (1983).


3. Trainspotting - Primal Scream

A banda foi formada em 1984 por Bobby Gillepsie, enquanto ele ainda era baterista do Jesus & Mary Chain. No Primal Scream ele assume os vocais. No início, a banda soava como um revival dos anos 60 e acabou por se tornar uma importante banda que faz um som meio como um pop-rock eletrônico e traz na bagagem o aclamadíssimo álbum Screamadelica (1991). A música Trainspotting apareceu pela primeira vez na trilha do filme e também está no álbum Vanishing Point (1997).




4. Atomic - Sleeper

Sleeper foi formada em Londres e fez sua estreia no ano de 1993, recebendo boas críticas dos semanários musicais britânicos. Em 1994, a banda acompanhou o Blur em sua turnê londrina que foi super bem sucedida. Atomic é a faixa 14 do segundo CD do álbum duplo The It Girl (1996).


5. Temptation - New Order

O New Order está entre as bandas mais influentes e aclamadas dos anos 80. A banda foi formada pelos 3 membros restantes do Joy Division após o suicídio do vocalista Ian Curtis. O quarteto, que também contava com o tecladista Gillian Gilbert, foi bastante inspirado pelo som do Kraftwerk e pelas batidas eletrônicas que surgiam no underground nova-iorquino. Temptation é uma das músicas mais conhecidas da banda. Está no álbum Movement (1981) e foi posteriormente lançada como single em 1982.




6. Nightclubbing - Iggy Pop

Se você estiver acompanhando o post desde o início, já leu sobre o Iggy Pop na primeira faixa da trilha. Night Clubbing é mais uma versão para David Bowie que também está no álbum Choice Cuts.


7. Sing - Blur

Se você pensar nas bandas britânicas de maior sucesso nos anos 90, talvez uma delas seja o Blur. Iniciando a carreira no final dos anos 80, os jovens integrantes abriram as portas para o que seria conhecido posteriormente como Brit-pop. A banda passou por períodos difíceis e esteve perto de acabar em 1996, devido às críticas negativas e baixo apoio do público. A música Sing é do álbum de estreia da banda: Leisure (1991).


8. Perfect Day - Lou Reed

Lou Reed é outro nome bastante conhecido. Ele foi nada mais, nada menos que o vocalista e principal compositor da banda The Velvet Underground, uma das mais interessantes e influentes na história do rock. Com 69 anos, Lou Reed possui uma carreira solo invejável e gravou um álbum com o Metallica recentemente: Lulu. Perfect Day é uma das faixas do álbum Transformer (1972).




9. Mile End - Pulp

A banda foi formada em 1978 por Jarvis Cocker (vocalista), com 15 anos na época, juntamente com alguns amigos da escola e chamava-se Arabacus Pulp. Realizaram algumas apresentações e gravaram uma demo entre 1980 e 1981, porém não obtiveram muito reconhecimento. Em 1983 a formação original da banda se desfez, restando apenas Cocker, que recrutou novos integrantes. A banda tornou-se bastante popular nos anos 90 e o single Common People transformou-se em um grande hit. Em 2011 a banda voltou a se apresentar com a formação original, que não tocava junto desde 1996. Mile End pode ser encontrada no CD de B-Sides do álbum duplo Different Class/Second Class (1996).


10. For What You Dream Of - Bedrock

Bedrock é uma dupla formada pelo DJ John Digweed e pelo produtor Nick Muir que se reunem ocasionalmente. A primeira “aparição” da dupla para o público foi na trilha do Trainspotting com a música For What You Dream Of, que conta com a participação de Carol Leeming no vocal. O maior hit da banda, Heaven Scent, de 1999, apareceu em diversas coletâneas de música eletrônica.




11. 2:1 - Elastica

Elastica foi formada em 1993 por Justine Frischmann após sua saída do Suede. Nesse mesmo ano, lançaram o primeiro single Stutter em edição limitada que esgotou rapidamente. Embora o ano de 94 tenha sido bastante calmo pra banda, seu nome continuou circulando pela imprensa. O álbum de estreia foi lançado em 1995 e a banda enfrentou acusações de plágio devido a alguns trechos de músicas. Problemas resolvidos, o álbum teve ótimas vendas, ficou em primeiro lugar entre os mais vendidos do Reino Unido e recebeu críticas muito boas. Em 1999 foi lançado um EP com 6 faixas e depois de um ano parados, a banda lançou um single de despedida e anunciou o fim de suas atividades em 2001. 2:1 está no álbum Elastica (1995).


12. A Final Hit - Leftfield

Mais uma dupla de música eletrônica, Leftfield foi formada por Paul Daley e Neil Barnes em 1991. Depois do lançamento do primeiro álbum (Leftism – 1995), a dupla enfrentou problemas legais em relação ao nome, o que os impediu de gravar suas próprias músicas. Por causa disso, os dois passaram a fazer remixes de músicas de Stereo MCs, David Bowie, entre outros. Em 1992, após superarem as disputas judiciais, o Leftfield pode finalmente gravar os próprios trabalhos e lançar alguns singles. O segundo e último álbum foi lançado em 1999 e em 2001 a dupla decidiu se separar para focarem em projetos solo. A Final Hit está presente nos dois álbuns da trilha de Trainspotting, em duas versões.


13. Born Slippy - Underworld

Ainda na música eletrônica, Underworld é um trio que se juntou em Londres em 1988, apesar de dois dos integrantes já trabalharem juntos desde o início dos anos 80 usando o mesmo nome. Enquanto ainda era uma dupla, o Underworld gravou dois álbuns sem muito sucesso. O DJ Darren Emerson foi recrutado e o trio gravou o álbum Dubnobasswithmyheadman (1993) que também foi distribuído nos Estados Unidos (1995). Born Slippy é uma “sobra” do segundo álbum do trio: Second Toughest in the Infants (1996).


14. Closet Romantic - Damon Albarn

Além de vocalista do Blur, Damon Albarn tem uma carreira solo e um projeto paralelo com o Gorillaz e deve ser um dos sujeitos que mais contribuiu para a configuração do que se conhece atualmente sobre a música britânica dos anos 90. Closet Romantic foi o primeiro single da carreira solo de Albarn, gravado em 1996.




Para saber mais sobre o filme, as bandas e fazer downloads, acesse os links abaixo.

Infos sobre o filme
Mais sobre o filme
Infos sobre as bandas (Procure também os sites oficiais!)
Download do filme (torrent)
Download da trilha (CD 1)


No próximo Random Movie vamos falar do segundo álbum da trilha de Trainspotting. Não perca!
/