quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SKA Wednesday: Ska-P


Salve galera! Hoje o MUNC CREW apresenta uma banda espanhola que nos traz um som mixando o ska com punk rock e suas influências regionais: Ska-P!


Madrid, 1994. Com a união de Pulpul (vocais principais e guitarra), Toni Escobar (guitarra e vocais), Julio (baixo), Kogote (teclados e vocais) e Pako (bateria), nascia o Ska-P e após alguns meses de ensaio, já lançavam seu primeiro EP homônimo. A intenção dos caras era compartilhar suas ideias sobre as torturas contra os animais, os direitos humanos, aversão a repressão militar e a segregação racial, entre outros temas. Na música abaixo, 'Cannabis', deixam clara a sua postura sobre a legalização da maconha.


Um ano mais tarde, o guitarrista Toni Escobar deixa o grupo e é substituído por Joxemi. Ao mesmo tempo, a banda ganha mais um integrante com a entrada definitiva de Pipi (vocais e 'showman'), que já acompanhava o Ska-P em seus shows e havia participado de algumas composições. Com o lançamento do segundo trabalho, "El Vals del Obrero" (1996), começou a receber o reconhecimento do público e crítica, e, consecutivamente, o aumento na quantidade de shows. Fizeram shows em todas as regiões da Espanha e algumas apresentações na França. O ano de 1998 marcou a chegada do terceiro disco, "Eurosis", e uma turnê ainda maior, passando também por Argentina, México e Itália.


Mais uma mudança na formação ocorreu em 1999. O baterista Pako sai da banda e dá lugar a Luismi, que já era amigo dos integrantes do Ska-P e não teve problemas para se adaptar. O álbum seguinte, "Planeta Eskoria" (2000), traz um som mais sério, mas ainda com o humor e a ironia que já haviam marcado a carreira do grupo. Em 2002 foi lançado o quinto disco, "Que Corra La Voz!!", considerado pela própria banda como o trabalho mais completo já realizado por eles. Na turnê seguinte decidem incorporar metais nas apresentações e convocam Gari (trombone) e Txikitín (trompete) para completar o lineup do Ska-P.


Em 2004, a banda lançou um disco ao vivo, "Incontrolable", que trazia músicas gravadas em shows por toda a Europa. No ano seguinte, o grupo decidiu dar um tempo em suas atividades para se dedicarem a suas famílias, amigos e projetos solo. O retorno aconteceu em 2008, quando veio a público "Lagrimas y Gozos", sexto álbum de inéditas. As turnês também retornaram e a mais recente passou por Estados Unidos, Europa, México e Japão.


Baixe a discografia do Ska-P nos links abaixo e curta um pouco mais o som dos espanhóis. Já viram que vale a pena!


E não deixe de acessar os canais oficiais dos caras.


/