sexta-feira, 26 de outubro de 2012
5 versões para a mesma canção: Hit the Road Jack
Thiago HC
TAGS:
5 versões,
Acid Drinkers,
Big Youth,
Glam Rock,
Metal,
Percy Mayfield,
Pop,
R'n'B,
Ray Charles,
REGGAE,
SKA,
Soul Music,
Suzi Quatro,
Tokyo Ska Paradise Orchestra,
Vídeos
Voltamos com mais uma lista de versões e hoje escolhemos um grande sucesso do rhythm and blues. Gravada por Percy Mayfield em 1960, a música estorou um ano mais tarde na voz de Ray Charles e se tornou uma das faixas mais conhecidas do gênero. Curtam, 'Hit the Road Jack' e algumas de suas muitas (muitas mesmo!) versões!
Versão Original: O bluesman Percy Mayfield foi um cantor e compositor americano, que escreveu varias canções nas décadas de 40 a 60. Sua música de maior sucesso, "Hit the Road Jack", foi um dueto gravado a capella e enviada para o produtor Art Rupe. A letra da música mostra uma mulher velha e cruel mandando Jack cair na estrada e não voltar nunca mais, isso porque ele não é bom e não tem dinheiro. A canção é um tributo ao romance On The Road escrito pelo cultuado Jack Kerouac em 1951.
Versão Soul Master: Nascido em 1930, Ray Charles ficou totalmente cego aos 7 anos e orfão ainda na adolescência. No final dos anos 40, começou sua carreira como cantor e pianista em grupos de música gospel. Inspirado por Nat King Cole, Charles partiu pra outros genêros musicais e lançou vários sucessos influenciados pelo rock'n'roll e R&B. Sua versão para Hit the Road Jack é uma das faixas mais conhecidas de sua vasta discografia e foi gravada em dueto com a cantora Margie Hendricks. Ray faleceu em junho de 2004, 4 meses antes do lançamento de um filme contando sua história musical, que foi protagonizado por Jamie Foxx.
Versão Pop Glam Rock: Com vários hits lançados na década de 70, a baixista e cantora americana Suzi Quatro viveu anos de glória na Europa e Austrália, e teve vários singles no topo das paradas de Portugal e Inglaterra, além da grande ilha da Oceania. Essa notoriedade perdurou até 1982, quando Suzi lançou seu último single de sucesso, 'Heart of Stone'. Após o auge, a artista continuou na música e gravou mais 7 discos de estúdio, o mais recente é "In the Spotlights", de 2011. Nos EUA, Quatro ficou mais conhecida por interpretar uma personagem no sitcom Happy Days. Ela entra na nossa lista com uma versão bastante swingada, com guitarra e teclado muito bem executados.
Versão Reggae: Mais um nome que ficou reconhecido nos anos 70, o deejay e cantor Big Youth iniciou e consolidou sua trajetória musical em Kingston, capital da Jamaica. Antes de entrar para o meio musical, Big Youth era mecânico de motores em um hotel da cidade, local onde compôs seus primeiros hits. O cara trabalhou com grandes astros da música local, como Lee Perry, The Abyssinians, Prince Buster, dentre outros. A versão reggae é bem mais calma, com um andamento lento que se aproxima do rocksteady. Vale a pena conferir!
Versão Metal: Os poloneses do Acid Drinkers estão na ativa desde 1986 tocando thrash metal com influências de heavy metal. Ao longo desses 26 anos, a banda gravou 16 álbuns, sendo dois deles de versões de outros artistas. Hit the Road Jack está na tracklist do disco "Fishdick Zwei – The Dick Is Rising Again", lançado em 2010. A banda lançou um videoclipe para essa faixa, que conta um história que se passa na década de 20, no estado da Pennsylvania, EUA, e contém cenas de jogatina e muitos tiros disparados por belas assassinas.
Versão Ska Jazz Instrumental: Finalizando a nossa lista, os japoneses do Tokyo Ska Paradise Orchestra. A banda surgiu no Japão em 1985 e é a mais conhecida do gênero no país asiático. Fazendo um som que mistura jazz, ska e rock, a banda já tem 17 álbuns no currículo, o último deles, "Walkin'", foi lançado em março de 2012. A versão instrumental de Hit the Road Jack apresenta um baixo marcando toda a estrutura da música, com um naipe de metais tomando as rédeas no refrão e belos solos de guitarra, saxofone e teclado.
Além das faixas apresentadas acima, encontramos pela internet algumas outras versões em diferentes idiomas, como português, francês, polonês e sueco. Conhece alguma versão que poderia entrar nessa lista? Comente o post!