sexta-feira, 12 de outubro de 2012
5 versões para a mesma canção: I Wanna Be Sedated
Thiago HC
TAGS:
5 versões,
Eddie,
Full Blown Cherry,
Manguebeat,
Nazis From Mars,
Pop Punk,
Punk Rock,
Ramones,
Rockabilly,
Shonen Knife,
Sugarcult,
Techno,
Vídeos
A nossa segunda lista de versões traz um dos maiores ícones da história do Rock. Com um som simples e direto, os caras alcançaram o posto de banda mais influente de um gênero contestador e intenso, e mesmo depois de quase 20 anos de seu fim, continuam muito bem representados no meio musical. Hoje vamos com 5 versões do clássico 'I Wanna be Sedated', dos mestres do Punk Rock: Ramones!!!
Versão Original: I Wanna Be Sedated foi gravada em 1978 e está no 4º álbum dos Ramones, "Road to Ruin". A letra foi escrita por Joey Ramone enquanto a banda estava em uma turnê em Londres na época do Natal. Como a cidade estava parada devido ao feriado, Joey e Dee Dee ficaram vendo tv num quarto de hotel durante a tão esperada visita à capital britânica. O clipe desse clássico só foi lançado 10 anos depois de seu lançamento e traz imagens aceleradas com os integrantes lendo e comendo cereais em uma mesa. No fundo, acrobatas, enfermeiras, cheerleaders e até um escocês com sua gaita de fole complementam o cenário, que teve a problemática cantora Courtney Love como uma das figurantes.
Versão Hardcore/Pop Punk: Na ativa desde 1998, o quarteto americano Sugarcult tem uma discografia respeitável com 5 álbuns de estúdio, 2 EP's e um disco ao vivo. Em uma versão para tv, a banda de pop punk acelerou os acordes, deixando a faixa um pouco mais melódica com a adição de mais uma guitarra.
Versão Rockabilly: O trio Full Blown Cherry começou como uma banda de surf music e ingressou no rockabilly por conta de um projeto paralelo. Os caras tem três discos lançados, sendo que dois deles são de versões, o primeiro com músicas do AC/DC e o segundo um tributo aos Ramones. O grupo apresenta uma releitura muito bem feita com uma guitarra bem marcada, bateria simples e baixo pesado e bem compassado. Os vocais a la Elvis Presley são o destaque.
Versão Female Pop Punk: O trio feminino Shonen Knife foi formado na cidade japonesa de Osaka a 21 anos atrás e desde então vem fazendo um som que transita entre o punk, o rock alternativo e o indie pop. Em 2011, as moças gravaram um disco em tributo a Joey, Johnny e cia sob o pseudônimo The Osaka Ramones e sem inventar demais fizeram uma boa versão para 'I Wanna Be Sedated', que não entrou no álbum, mas veio para nossa lista.
Versão Techno Punk: Os holandeses do Nazis from Mars 'vieram à Terra com a missão de destruir o pop'. E para honrar essa missão, a banda mesclou diferentes influências musicais para criar o Techno Punk. As guitarras ao estilo soundtrack de Super Nintendo e as batidas eletrônicas dão o tom nessa versão inusitada de 'I Wanna Be Sedated'.
Versão Manguebeat/Dub/Frevo: Para finalizar a nossa lista, escolhemos uma versão nacional vinda diretamente de Olinda, Pernambuco. Capitaneados por Fabio Trummer, o Eddie fez sua versão em uma sessão para o Estúdio Showlivre e incorporou tambor, trompete e trombone para criar uma versão arrastada e bem diferente para um dos maiores sucessos do Ramones.
Gostou da lista? Tem alguma sugestão?
Diga nos comentários!