quarta-feira, 18 de julho de 2012

SKA Wednesday: The Bodysnatchers

Hoje vamos revisitar mais uma vez a era 2 Tone pra falar de um grupo feminino que fez boas músicas apesar da curta duração. O som fica por conta do The Bodysnatchers!



Quando eu disse na chamada que a banda existiu por pouco tempo, não era brincadeira. The Bodysnatchers foi uma banda feminina de ska e rocksteady criada por Nick Summers em 1979 e durou apenas dois anos. Nicky trabalhava como vendedora de frutas em Londres e quando viu um show do The Specials ficou impressionada com a música e a diversão transmitida pelos caras. Imediatamente ela publicou um anúncio na imprensa musical em busca de pessoas com a mesma vontade de montar uma banda. Mulheres de diferentes áreas de atuação manifestaram interesse, entre elas uma funcionária pública, uma designer de moda, uma secretária, uma salva-vidas, uma ilustradora freelancer e uma estudante. A formação ficou a seguinte: Rhoda Dakar (vocais), Nick Summers (baixo), Stella Barker (guitarra), Sarah Jane Owen (guitarra), Pennie Leyton (teclados), Miranda Joyce (saxofone) e a baterista Jane Summers, que posteriormente foi substituída por Judy Parsons.



O primeiro show das Bodysnatchers foi em novembro de 1979, abrindo para a banda de punk rock The Nips. Logo na segunda apresentação, as moças receberam o convite do The Selecter para acompanhá-los em uma turnê. No início de 1980, depois de apenas alguns meses em atividade, o grupo assinou com a 2 Tone Records e gravou suas primeiras faixas: 'Let's Do Rock Steady', versão para um clássico de Dandy Livingstone, e 'Ruder Than You', composição original das Bodysnatchers. Havia uma certa desconfiança sobre a banda devido a inexperiência das integrantes, que admitiam não ser muito competentes com seus instrumentos. O single entrou nas paradas inglesas em 44° lugar e chegou até a 16ª posição, que lhes rendeu uma aparição no Top Of The Pops. Posteriormente, elas se apresentaram no programa de TV 'So it Goes', o mesmo onde o Sex Pistols havia se apresentado pela primeira vez a 4 anos antes. A banda também encontrou tempo para gravar uma sessão para John Peel, que tinha sido um fã da 2 Tone desde o seu início.



A música escolhida para o single seguinte foi 'Easy Life', tendo como b-side um cover de Winston Francis para a faixa 'Too Experienced'. Nessa época, a 2 Tone Records estava perdendo sua força e a banda também entrou em baixa. O grupo ainda participou de turnês com outras grandes bandas, como The Specials, Toots and the Maytals, Madness, dentre outros. Além disso, a banda fez parte do famoso show/documentário "Dance Craze", também produzido pela 2 Tone. Em outubro de 1980, as Bodysnatchers fizeram seu último show em Londres. A banda citou as 'diferenças musicais' como o motivo para separação, com a alegação de que algumas integrantes queriam seguir para um lado mais político e outras estavam em busca de uma carreira mais pop. Após o fim da banda, a vocalista Rhoda Dakar chegou a integrar o The Special AKA, enquanto outras integrantes formaram um outro grupo feminino, The Belle Stars, que durou até 1986.



Abaixo, seguem os links para download dos sons do The Bodysnatchers. Curta o som e compartilhe o conteúdo!

Let's Do Rock Steady (1979)
Live in Folkenstone / Peel Session (1979)
/