Finalmente 'conseguiram' juntar o Dia Mundial do Rock com a temida Sexta-feira 13... E hoje também é dia de mais uma seleção temática de vídeos aqui no MUNC CREW. Nada mais apropriado do que uma lista de clipes inspirados no mundo inferior com direito a cenários infernais, zumbis, sangue, sofrimento e tudo que há de ruim.
GG Allin - Bite it, You Scum
Vamos começar a lista com um sujeito que não fez vídeos com conteúdos aterrorizantes, mas que transmitia um certo medo só de olhar. Batizado como Jesus Christ e apelidado GG por seu irmão mais novo, GG Allin foi um controverso cantor de punk rock, vocalista das bandas The Jabbers (anos 70) e Murder Junkies (anos 90), tendo atuado também em carreira solo. Com atitudes violentas, seus shows eram sempre cheios de bizarrices. Era comum GG se cortar no palco, atirar fezes na plateia, bater em alguém do público, entre diversas coisas. Frequentemente as apresentações terminavam com prisão por atentado ao pudor, agressão ou outros motivos.
Sepultura - Convicted In Life
O Sepultura surgiu na década de 80 em Belo Horizonte e despontou para o mundo, tornando-se o nome mais representativo do metal nacional. 'Convicted In Life'apresenta um cenário intenso de dor e sofrimento, com uma abordagem pesada sobre a indústria da carne. No vídeo, caçador e caça invertem os papeis e o homem é inteiramente destruído pelos animais que um dia foram seu alimento. O clipe traz trechos do documentário 'A Carne é Fraca' e traz à tona a ideia de que "você é o que come".
Misfits - Scream
Uma banda que nunca poderia ficar de fora dessa seleção é o Misfits! Afinal de contas, os caras são os criadores do gênero Horror Punk, com letras voltadas para o horror, violência, zumbis, alienígenas, monstros e criaturas malditas. O clipe da música 'Scream' mostra a banda e um grupo de fãs do Misfits chegando feridos em um hospital, quando, de repente, eles se tornam zumbis e infectam todos os médicos e enfermeiros, com exceção de uma bela loira que acha que vai escapar.
Haemorrhage - Mortuary Riot
O Haemorrhage é uma banda de goregrind e death metal formada em 1990, na Espanha. Os caras apresentam uma identidade forte nos palcos e nas capas de seus discos, destacando os trajes de médico-cirurgião e muito sangue. Em 'Mortuary Riot' a banda simula uma autópsia violenta no vocalista Lugubrious com direito a mutilações e sangue espirrando ao estilo 'Kill Bill'.
Dir En Grey - Obscure
Quem pensa que a música nipônica vive só de boy bands colegiais, trilhas de desenhos nerds e coisas do tipo, está enganado. Os japoneses do Dir en Grey capricharam no vídeo da faixa 'Obscure'. Sangue, vômito, corpos mutilados, órgãos expostos e um bocado de putaria são elementos marcantes que ajudam a construir um dos clipes mais nojentos e bizarros de que se pode ter notícia.
Ozzy Ousbourne - Bark at the Moon
Idolatrado por todos os roqueiros, o 'Príncipe das Trevas' começou a construir sua carreira musical em 1968, ganhado notoriedade no Black Sabbath e em seu trabalho solo. Grande parte das músicas gravadas por Ozzy e o Sabbath abordam temas como a morte, o Diabo e coisas do gênero. Em 'Bark at the Moon', Ozzy interpreta um cientista louco que cria uma espécie de poção que o transforma em lobisomem. Até que a loucura do personagem combinou bem com o comedor de morcegos...
Bat for Lashes - What’s a Girl to Do
Natasha Khan é musicista formada e atende pelo nome artístico Bat for Lashes. O som feito pela moça transita pelo indie rock, pop e eletrônico. No clipe de What’s a Girl to Do, o plano sequência traz a cantora andando em sua bicicleta por uma rodovia típica dos filmes americanos de terror e tem momentos levemente assustadores.
Kreator - Enemy of God
Originários da cidade de Essen, Alemanha, o Kreator foi formado na década de 80 e hoje é uma das maiores bandas de trash metal do mundo, dividindo esse status com bandas do calibre de Metallica, Slayer, Anthrax, Megadeth, Exodus, dentre outras. O vídeo de 'Enemy of God' mostra as atitudes de uma garotinha, filha única da típica família feliz e correta, que leva uma vida contrária ao 'estilo menininha' imposto por seus pais, empregando sua principal influência: o satanismo.
Cavalera Conspiracy - Sanctuary
Formado pelos irmãos Max e Igor Cavalera, ex-integrantes do Sepultura, o Cavalera Conspiracy surgiu em 2007 e, desde então, vem despejando boas doses de agressividade e brutalidade sonora. O vídeo de 'Sanctuary' se passa em um set de filmagem, quando um ser endiabrado (muito parecido com o Nemesis do jogo Resident Evil) quebra as correntes que o prendiam e toca o terror no estúdio, perseguindo e matando toda a equipe, enquanto a banda segue fazendo seu som.
Pitty - Memórias
A cantora Pitty e sua banda, é um dos ícones do mainstream do rock nacional da atualidade (que deu uma bela caída nos últimos anos), quer você queira ou não. E o fato é que a baiana tem letras e vídeos bastante interessantes, que merecem o mínimo de atenção. Em 'Memórias', a banda entra em uma mansão mal assombrada para se arriscar no famoso Jogo do Copo, onde são rodeados por diversos espíritos e acabam aprisionados na casa.
Slipknot - Spit it Out
Para finalizar, vamos com outra banda que também não é unanimidade em seu meio, mas se destaca pelo estilo visual e sonoro. O Slipknot já pode ser considerado assustador por conta das máscaras utilizadas por seus integrantes, junto a isso somam-se clipes obscuros e convincentes. O vídeo a seguir nem é dos mais apavorantes, mas foi escolhido pelas referências a um clássico dos filmes de terror: O Iluminado.
Essa lista poderia continuar com vários outros vídeo clipes de bandas como Ramones, Mark Lanegan Band, Marylin Manson, Cradle of Filth, The Horrors, dentre outros. Que outro clipe horripilante você incluiria nessa seleção? Deixe sua sugestão nos comentários.