sexta-feira, 6 de julho de 2012

Listas - 10 versões de Beatles


Os Beatles são considerados por muitos a maior banda de todos os tempos e esse é um dos motivos que levou diversas outras bandas a fazerem versões para músicas deles. A lista de hoje vai mostrar 10 dessas versões, algumas conhecidas e outras nem tanto. Curte aê!


Algumas dessas músicas nem são originalmente dos Beatles, mas certamente eles foram os responsáveis pelo sucesso delas.

The Skatalites – I should have known better

Começando a lista com os jamaicanos do Skatalites! A versão deles para essa música é um ska (óbvio!) instrumental que dá vontade de assoviar junto. A música aparece na compilação Foundation Ska, lançada em 1997.



Imelda May – Oh! Darling

Imelda May emprestou toda sua sensualidade a essa música, com sua voz marcante e expressiva. Curiosamente, o vídeo abaixo é do programa de tv chamado Live on Abbey Road, gravado no famoso estúdio utilizado pelos Beatles localizado na também famosa rua Abbey Road. Além disso, Oh! Darling é a quarta faixa do disco Abbey Road.



Anathema – Eleanor Rigby

Pode parecer ofensa o que eu vou falar, mas eu prefiro essa versão do que a original. A música é fantástica, claro. Gosto das duas versões. Mas se for comparar mesmo, prefiro toda a "atmosfera" criada pelo Anathema. Já podem me crucificar.


Não achei vídeo da apresentação em que eles tocam essa música.

Flaming Lips - I am The Walrus

Flaming Lips é uma banda com boas doses de psicodelia e experimentação. Assim como I am the Walrus. Dentre as diversas músicas dos Beatles com versões feitas pelo Flaming Lips, a escolha para o post não poderia ser outra.



Dead Kennedys - Back in the USSR

Os punks do Dead Kennedys também foram responsáveis pela regravação de uma canção dos Fab-Four. Back in the USSR, que abre o antológico "Álbum Branco", foi executada por Jello Biafra e companhia no Live at the Deaf Club, em 1979.



Björk - Fool on the hill (Álfur út úr hól)

Das versões que eu me lembro, essa é a mais esquisita exótica. Não pela música, mas pelo idioma - islandês. Essa gravação foi feita quando Björk era criança e saiu no seu primeiro álbum, em 1977, quando ela tinha apenas 12 anos de idade.



Nação Zumbi – Tomorrow never knows

Tomorrow Never Knows ganhou uma ótima versão pelas mãos da Nação Zumbi, unindo a voz grave de Jorge Du Peixe e os tambores de Recife ao rock dos ingleses. A música foi gravada para um programa de versões exibido pelo MTV brasileira.



Carpenters – Please, Mr. Postman

Please Mr. Postman ficou mais suave e "angelical" na voz de Karen Carpenter. A dupla já gravou algumas outras versões, como Ticket to Ride, dos Beatles e Jambalaya, do cantor country Hank Williams.



Elvis Costello e Smokey Robinson – You Really Got a Hold on Me

Essa é uma das músicas que não é original dos Beatles. O compositor é o próprio Smokey Robinson, que faz essa parceria com o Elvis Costello. O vídeo é de um programa apresentado pelo próprio Costello, chamado Spectacle: Elvis Costello with..., exibido pelo Sundance Channel (EUA).



The Originals - Menina Linda

No Brasil, a Jovem Guarda buscava "copiar" os grupos de rock internacionais e, por isso, são muitas as versões de Beatles em português. Muitas dessa versões foram feitas pelos The Originals, cujo o nome também foi tirado das bandas de sucesso da época. Para finalizar, uma versão da mesma música que iniciou o post e que certamente você já ouviu em festinhas de família quando aquela sua tia resolveu dançar.



BÔNUS!
Falando em versões de Beatles, é preciso lembrar de um álbum totalmente dedicado a isso: Butchering The Beatles (que pode ser traduzido como "Assassinando os Beatles", mas com um toque de violência e crueldade, já que "butcher", em inglês, é sinônimo de açougueiro). O disco contou com a participação de lendas da música, como Alice Cooper, Lemmy Kilmister, Steve Vai, Billy Idol e muitos outros. As músicas dos Beatles ganharam guitarras barulhentas e distorcidas. Para saber como ficaram as versões, façam o download do álbum aqui!

É claro que a lista de bandas que já tocaram Beatles é muito mais extensa que isso. Se você gosta de alguma outra versão, deixe seu comentário!
/