segunda-feira, 9 de julho de 2012

Monday Rock: Queens of the Stone Age

Pra começar bem a semana vamos com uma das bandas preferidas deste que vos fala. Novamente vamos recorrer à Califórnia e falar um bocado pouco do Queens of the Stone Age!


O Queens of the Stone Age iniciou as atividades em 1996, um ano após o término do Kyuss, grupo de onde surgiu Josh Homme (vocal e guitarra), único integrante remanescente da formação inicial. Pode se dizer que o músico e sua antiga banda são os precursores do subgênero stoner rock, que é caracterizado por possuir riffs de guitarra graves e lentos e grande influência do rock dos anos 70. Os primeiros registros do QotSA foram o EP "Gamma Ray" (1996) e um split com o Kyuss, em 1997. Uma das primeiras canções gravadas por Homme na nova empreitada foi 'If Only Everything', que mais tarde ficaria apenas como 'If Only'.



O primeiro full album veio a público em 1998 e trazia o nome da banda como título. Além de registrar os vocais, Josh Homme tocou vários instrumentos como guitarra, baixo, teclado e piano, e contou com a presença de Alfredo Hernandez (Kyuss) na bateria e outras participações. Para a primeira turnê foram convocados o baixista Nick Oliveri (também do Kyuss) e o guitarrista Dave Catching (Eagles of Death Metal). Entre os destaques desse disco estão a já citada 'If Only', 'Regular John' e 'You Can't Quit Me Baby'. A última já foi trilha de novela da Globo (!).



Dois anos se passaram e o segundo registro de estúdio, "Rated R", apresentou um som um pouco diferente do anterior. Já com Oliveri na formação oficial, a banda deu uma desacelerada nas músicas, deixando o trabalho mais suave e experimental. Dois bateristas tocaram nesse disco: Gene Trautman e Nick Lucero. Foram diversas participações, com destaque para Rob Halford (Judas Priest) e Mark Lanegan (Screaming Trees), nas faixas 'Feel Good Hit of the Summer' e 'In The Fade', respectivamente. Rated R foi muito bem recebido pelo público e crítica, sendo apontado como o melhor disco do ano pela Metal Hammer e N.M.E. Os singles escolhidos foram 'Feel Good Hit of the Summer', 'The Lost Art of Keeping a Secret' e 'Monsters In The Parasol'. Na turnê de divulgação, a banda veio para o Brasil e fez um único show no Rock In Rio, em 2001. A apresentação ficou marcada pela exibição do baixista Nick Oliveri, que tocou boa parte do tempo completamente nu.



No ano seguinte a banda já estava em estúdio preparando seu terceiro disco. E não foi qualquer disco. "Song for the Deaf" foi lançado em 2002 e é considerado por muitos como o melhor trabalho do QotSA. A partir desse álbum, a banda ganhou o status de 'salvadores do rock' e conquistou um público maior com uma sonoridade mais pesada. Mark Lanegan tornou-se membro definitivo, como segundo vocalista, Troy Van Leeuwen entrou como segundo guitarrista e Dave Grohl (Nirvana, Foo Fighters) assumiu as baquetas, além da participação do multi instrumentista Alain Johannes. Cada faixa de Songs for the Deaf é intercalada por um DJ de rádio, interpretado por músicos e amigos da banda. Os dois maiores hits do Queens estão nesse álbum: 'No One Knows' e 'Go With the Flow'. Os outros destaques ficam com 'A Song for the Dead', 'First it Giveth', 'Hangin' Tree' e 'Gonna Leave You'.



Ainda em 2002 a banda passou por algumas complicações. Dave Grohl saiu do QotSA após uma longa turnê e retomou as atividades com o Foo Fighters. Joey Castillo (Danzig) entrou como baterista. No ano seguinte, Josh Homme decide demitir Nick Oliveri, devido ao 'comportamento irresponsável' do baixista. Para tentar abafar a turbulência foi lançado o EP "Stone Age Complications". O álbum seguinte, "Lullabies to Paralyze", foi gravado em 2005 e apresentou músicas pesadas,com melodias densas e sombrias. Entre os convidados para o disco vale citar as participações de Billy Gibbons (ZZ Top), Jesse Hughes (Eagles of Death Metal) e Jack Black (Tenacious D). Os destaques do álbum são as faixas 'Burn the Witch', 'Little Sister', 'Medication', 'In My Head' e 'Long Slow Goodbye'. Após alguns shows, mais uma baixa ocorreu com a saída de Mark Lanegan. Ainda em 2005, outros dois trabalhos foram registrados: o disco ao vivo "Over the Years and Through the Woods" e o desplugado "Akustik In Berlin".



O mais recente álbum de inéditas é o já velhinho "Era Vulgaris", de 2007. Josh Homme descreveu o disco como 'escuro, duro e elétrico, como uma espécie de trabalhador da construção civil'. Tons psicodélicos e grande variedade nos vocais também podem ser percebidos em Era Vulgaris. Dessa vez, os convidados foram Julian Casablancas (The Strokes) em 'Sick, Sick, Sick', Trent Reznor (Nine Inch Nails) na faixa que dá nome ao disco e Mark Lanegan, aparecendo mais uma vez com sua voz marcante em 'River In the Road'. Outros destaques: 'I'm Designer', 'Misfit Love', 'Battery Acid' e os singles '3's & 7's' e 'Make It Wit Chu'. Nesse período, o tecladista e guitarrista Dean Fertita (The Dead Weather) e o baixista Michael Shuman (Wires On Fire) entraram para completar o lineup do QotSA.



Em 2010, o Queens of the Stone Age fez um dos melhores shows dos três dias do festival SWU, ocorrido no interior de São Paulo, que contou ainda com Rage Against the Machine, Pixies, Kings of Leon, Incubus, Sublime with Rome, dentre outras. Passados cinco longos anos após o último registro, a banda está em estúdio desde o ano passado gravando o sexto álbum, que deve ser lançado ainda em 2012 e pode se chamar 'Ultraviolet Robot'. Segundo detalhes divulgados pela banda, o novo trabalho será mais dançante e descompromissado. Josh Homme contou que não quer provar nada para ninguém: “Nós estamos em um momento estranho, onde realmente não sentimos necessidade de provar algo. Nós apenas queremos tocar para as pessoas que gostam de nós e queremos tocar diretamente para elas“. O jeito é aguardar...



Enquanto não vem coisa nova, baixe a discografia dos caras, disponibilizada nos links abaixo. E não deixe de acessar os canais oficiais do Queens of the Stone Age!

Discografia
Queens of the Stone Age (1998)
Rated R (2000)
Songs for the Deaf (2002)
Lullabies to Parallyze (2005)
Era Vulgaris (2007)

Bônus
Split - quuens of the Stone Age/Kyuss (1997)
EP - Stone Age Complications(2004)


Site Oficial
QotSA no YouTube
QotSA no Facebook
QotSA no MySpace
QotSA no Twitter
/