Retomando mais uma seção dos tempos de MUNC CREW, apresentaremos um clássico da música mundial e 5 versões gravadas por artistas de diferentes gêneros. A pérola de hoje é uma canção originalmente folk que vem da década de 60 e acabou se tornando um dos maiores sucessos da country music na voz do mestre Johnny Cash. Confiram o hit romântico e ardente "Ring of Fire" e algumas de suas releituras!
Versão Original: A letra de 'Ring of Fire' foi escrita por Merle Kilgore e June Carter em 1963 e tem um teor bastante sentimental. Ao que tudo indica, June a escreveu durante o período de seu pré romance com Johnny Cash, enquanto o músico ainda era casado. A música foi originalmente gravada pela irmã mais nova de June, Anita Carter, acompanhada por violões e em um tom vocal mais alto.
Versão Country: Possível inspiração para as palavras de Kilgore e Carter, Johnny Cash regravou a faixa no mesmo ano de seu lançamento e a inseriu no álbum "Ring of Fire: The Best of Johnny Cash". Pode ser intriga de mulher traída, mas a primeira esposa do cantor, Vivian Liberto, escreveu em sua autobiografia que Cash teria escrito a canção enquanto estava bêbado e a letra diz respeito a uma parte íntima do corpo feminino. Enfim, em sua releitura o mestre do country adicionou trompetes mariachis que surgiram em seus sonhos e um coro de mulheres no refrão.
Versão Punk Rock: Com apenas o vocalista e guitarrista Mike Ness presente desde a formação da banda, o Social Distortion possui uma carreira sólida e respeitada no punk rock, que foi iniciada em 1978. Apesar dos 35 anos de estrada, o grupo possui apenas 7 discos de estúdio, dentre eles o álbum homônimo gravado em 1990, que contém uma das músicas mais conhecidas da banda (Story of my Life) e uma versão bem direta de Ring of Fire com direito a uma linha de guitarras muito bem trabalhada.
Versão Metal: Pela segunda vez na nossa seção, a primeira foi com 'Hit the Road Jack', os poloneses do Acid Drinkers gravaram uma versão mais rápida e pesada para o "círculo de fogo", faixa integrante do álbum "Fishdick Zwei – The Dick Is Rising Again", que conta com outros covers de bandas como Red Hot Chili Peppers, Metallica, Led Zepellin, dentre outros.
Versão New Wave Country: A versão dos nova-iorquinos do Blondie faz parte do filme 'Roadie', que foi rodado em 1980 e tem como ideia central a história de um caminhoneiro que se torna roadie e acompanha bandas de rock em excursão pelos EUA. O elenco é composto por vários ícones da música, dentre eles estão Alice Cooper, Roy Orbison e Hank Williams Jr, além dos caras do Blondie, capitaneado pela ex-musa Debbie Harry, que abusa dos gritos nessa releitura.
Versão Surf Music: Dick Dale é considerado "apenas" o criador da Surf Music e o "King of the Surf Guitar". Como se não fosse o bastante, aquela música mais conhecida e lembrada quando se fala em surf music é dele: 'Misirlou'. (Bom, não é exatamente dele, já que é uma versão de uma música popular grega.) Além disso tudo, o cara tem um carinho especial por BH e até compôs uma música chamada 'Belo Horizonte', após sua passagem pela cidade em 1997. Essa versão de Ring of Fire é quase um medley de canções do Cash, com direito a um instrumental do 'Folsom Prison Blues' e o clássico "Hello, I'm Johnny Cash" antes de começar a música.
Conhece mais alguma versão de Ring of Fire?
Conta pra gente e compartilhe o conteúdo!