sexta-feira, 15 de junho de 2012

Listas - Parcerias musicais

Voltamos com mais uma lista de vídeos e desta vez destacamos as parcerias musicais, que possibilitam grandes encontros entre músicos de gerações e/ou gêneros diferentes, unindo a qualidade dos artistas e nos proporcionando ótimas sonoras. Fiquem com uma pequena amostra de 10 vídeos com parcerias bem bacanas.


Wanda Jackson e Jack White

O início da lista não poderia ser melhor do que com um vídeo que traz uma mistura de 'passado' e presente, rockabilly e rock alternativo, Wanda Jackson e Jack White! A cantora aceitou o convite de Jack para a produção do disco "The Party ain't Over" e acertaram em cheio. A junção da voz incrível de Wanda com o talento do ex-líder dos White Stripes resultou em um belíssimo trabalho.



Iggy Pop e Kate Pierson

A parceria entre Iggy Pop e Kate Pierson (B52's) se deu na faixa 'Candy', do álbum "Brick by Brick, gravado em 1990. A música tornou-se um hit e foi bastante executada na MTV americana. Curiosamente, Pierson não era a primeira opção de Iggy, que havia convidado Chrissie Hynde (The Pretenders), mas por problemas de agenda, Kate acabou sendo escolhida.



Jay-Z e Kanie West

Dois dos rappers mais renomados dos últimos anos, Jay-Z e Kanie West lançaram o disco conjunto "Watch the Throne", em 2011. Além dos cantores, o álbum tem outras participações especiais e conta com uma homenagem ao cantor de soul Ottis Reading, morto em 1967.



Raimundos e Charlie Brown Jr

A parceria entre duas das maiores bandas do rock nacional da década de 90 ocorreu na gravação do segundo disco dos paulistas do Charlie Brown Jr, "Preço Curto, Prazo Longo" (1999), dividindo as funções na música 'Bons aliados'. Raimundos e CBJR ainda se reuniriam para tocar ao vivo no palco do Vídeo Music Awards da MTV..



Queens of the Stone Age e Dave Grohl

Nos idos de 2002, em um período meio obscuro da carreira do Foo Fighters, Dave Grohl se 'licenciou' da banda para se dedicar a outros projetos. Aproveitando a disponibilidade de Grohl, Josh Homme convidou o baterista para integrar o lineup do Queens of the Stone Age na gravação do ótimo álbum "Songs for the Deaf". A participação ainda rendeu uma turnê que passou por várias cidades e festivais.



Michael Jackson e Paul McCartney

A união entre o Rei do Pop e um dos dinossauros do rock também merece destaque. Michael Jackson e Paul McCartney gravaram dois singles juntos, 'The girl is mine' e 'Say, say, say', lançados nos discos "Thriller" (1982) e "Pipes of Peace" (1983), respectivamente.



O Rappa e Sepultura

No ano de 2001, o Sepultura juntou-se aos cariocas d'O Rappa para gravar a faixa 'Ninguém Regula a América', lançada no álbum, "Instinto Coletivo". O peso do metal do Sepultura contribuiu para o clima de protesto da música, que critica as ações do governo norte-americano e sua atitude imperialista influente em todo o mundo.



Cypress Hill e Tom Morello

O peso das rimas do Cypress Hill se uniu às habilidades incríveis do guitarrista Tom Morello (Rage Against the Machine, Audioslave) na música 'Rise Up', presente no disco homônimo dos rappers, lançado em 2010. No mesmo álbum, Morello também deixa sua marca na faixa 'Shut 'em Down.



Jimmy Cliff e Tim Armstrong

Após ficar 7 anos sem lançar material inédito, Jimmy Cliff retornou às gravações em parceria com Tim Armstrong (Rancid, Operation Ivy, The Transplants) em um EP com versões de The Clash, Bob Dylan e Rancid. A parceria ainda rendeu uma apresentação na edição 2012 do festival Coachella.



Jimi Hendrix e B.B. King

Fechando a lista com os dois maiores mostros da guitarra, em 1968, Jimi Hendrix e B.B. King se uniram para fazer uma jam session e uma das músicas tocadas pela dupla foi o clássico 'Like a Rolling Stone', originalmente gravada pelo mestre do folk, Bob Dylan.

/