Bem amigos... Daqui a exatos 12 dias, São Paulo receberá um dos maiores festivais de música do planeta, o Lollapalooza. Capitaneado pelo líder do Janes Addiction, Perry Farrel, o Lolla vem com atrações de peso e promete botar abaixo a maior cidade brasileira com shows de Foo Fighters, Arctic Monkeys, Janes Addiction, Joan Jett, MGMT, Skrillex, TV On the Radio e muito mais.
Em duas postagens, vou falar um pouco da agenda do Lollapalooza, o "embate" das bandas nos 4 palcos (Cidade Jardim, Butantã, Alternativo e Perry Stage) e, claro, os shows mais esperados por esse que vos escreve. No primeiro dia do evento serão poucas as boas apresentações simultâneas, então será um dia bem tranquilo pra acompanhar o festival.
MEDALHÕES DO ROCK NACIONAL
O dia 7 de abril começa com dois dos maiores nomes do rock nacional: Wander Wildner e Marcelo Nova. Vindos de bandas clássicas como Replicantes e Camisa de Vênus, respectivamente, os caras agradam pelo som alternativo com ótimas letras e musicalidade ímpar.
PALCO BUTANTÃ: 13h - Em carreira solo desde 1996, mesclando influências da Jovem Guarda e do Punk Rock, o auto intitulado Punk Brega, Wander Wildner, continua com a tour de seu disco mais recente, "Caminando y Cantando" (2010) e deve inserir em seu repertório clássicos como 'Bebendo vinho', 'Eu tenho uma camiseta escrita eu te amo', 'Festa punk', 'Hippie Punk Rajneesh', entre outros.
PALCO CIDADE JARDIM: 14h - Último grande parceiro de Raul Seixas, Marcelo Nova começou a construir sua carreira solo em 1988 e prossegue viajando o país apresentando hits do Camisa de Vênus e suas autobiografias cantadas em seus 11 discos solo. O trabalho mais recente é o álbum ao vivo gravado em Goiânia, "Hoje no Bolshoi" (2011), que conta com músicas do naipe de 'Hoje', 'Eu não matei Joana D'arc', 'Beth morreu', 'Simca Chambord', 'Pastor João e a igreja invisível' e muito mais.
PALCO DO PERRY: 13h45 - Para os adeptos da música eletrônica, uma boa pedida é o show da dupla Veiga e Salazar que vai rolar durante a apresentação de Wander Wildner e Marcelo Nova.
BARULHEIRA INDIE x BARULHEIRA GLAM
PALCO BUTANTÃ: 15h - Considerada por muitos como uma das melhores bandas dos últimos anos, o Cage the Elephant faz sua estreia em terras brasileiras em abril. Com dois discos na bagagem, "Cage the Elephant" (2008) e "Thank You, Happy Birthday" (2011), a banda chama a atenção pela boa 'barulheira' e empolgação em suas apresentações, que é o que esperamos que aconteça também aqui no Brasa.
PALCO ALTERNATIVO: 15h - Como dito em outros canais, 'na contramão do rock despojado', Daniel Belleza e os Corações em Fúria se apresenta simultaneamente no palco Alternativo. As performances arrebatadoras, o visual andrógino e o peso de suas guitarras distorcidas definem a identidade multimídia da banda, que incorpora vários elementos além da música, garantindo apresentações vigorosas e surpreendentes.
HIP ROCK RAPPA
PALCO CIDADE JARDIM: 16h - Figura carimbada em vários festivais pelo país, O Rappa vem como a principal atração nacional do Lollapalooza. Na ativa desde 1993 e com 11 discos lançados (incluindo acústico, ao vivo e compilações), o grupo carioca se destaca com suas boas apresentações ao vivo e letras de forte impacto social. Sem um estilo musical definido, O Rappa incorpora ao rock e ao reggae, elementos de samba, MPB, hip hop, rap, ente outros. Já fizeram parcerias com Bezerra da Silva, Marcelo D2, Sepultura, Asian Dub Foundation, Zeca Pagodinho e Maria Rita, para citar alguns exemplos.
O CALMO, A 'LOUCA' E O EXPERIMENTAL
PALCO BUTANTÃ: 17h - Apresentando-se no palco Butantã, a Band of Horses é uma banda de indie/alternative rock fundada em 2004, em Seattle. Os caras vem apresentar seu último trabalho, "Infinite Arms" (2011), disco que remete às raízes da música americana, inspirado por Neil Young, talvez a maior referência do Band of Horses. O show do BoH é uma boa pedida para os que vão acompanhados e quiserem curtir uma apresentação mais tranquila, mas longe de ser entediante.
PALCO DO PERRY: 17h30 - A canadense Peaches é uma ex-professora que decidiu dedicar-se à carreira musical e causar furor com suas performances enérgicas e exóticas. A artista é auto-suficiente, pois sempre toca todos os instrumentos, programa os ritmos eletrônicos e produz seus trabalhos, baseados no eletropunk. Peaches já trabalhou com grandes artistas, como Joan Jett e Josh Homme (QotSA).
PALCO CIDADE JARDIM: 18h - Com seus 4 discos sempre figurando nas listas de melhores do ano, o TV On the Radio vem para sua segunda apresentação no Brasil trazendo uma combinação de diversas influências, do punk ao progressivo, passando pela soul music e música eletrônica experimental. É um show bem esperado por seus admiradores, pois, em 2006, quando tocaram no extinto TIM Festival, o grupo teve problemas com a chegada de seus instrumentos, o que fez com que as apresentações não fossem do jeito que a banda queria.
CLÁSSICO DO RAP x CLÁSSICO DO ROCK
Após o experimentalismo do TV On the Radio, a noite abre espaço para mais dois clássicos, dessa vez um nacional e um internacional. Tocando simultaneamente, Pavilhão 9 e Joan Jett and the Blackhearts, prometem dividir as atenções dos presentes que vão para curtir todo o festival e não só a atração principal. Tentarei ao máximo acompanhar os dois palcos, pois ambos os shows são imperdíveis.
PALCO ALTERNATIVO: 19h15 - Da zona sul de São Paulo, o Pavilhão 9 volta aos palcos após um hiato de 5 anos. Com uma mistura que envolve o rap e o hard core, a banda agrada aos mais variados públicos e já tocou anteriormente em um grande festival, o Rock In Rio III, em 2001, na mesma noite de Iron Maiden, Sepultura e Queen of the Stone Age. Com suas letras que relatam os problemas sociais enfrentados na periferia das grandes cidades e críticas à violência policial, o Pavilhão 9 já sofreu retaliações por parte das autoridades, o que fez com que o grupo se apresentasse usando máscaras por 10 anos.
PALCO BUTANTÃ: 19h15 - Fundadora da clássica banda feminina The Runaways e intérprete de hits como 'I Love Rock n Roll' e 'Bad Reputation', Joan Jet vem ao Lollapalooza Brasil com sua banda, The Blackhearts, e também é um show bastante esperado. Afinal não é todo dia que se tem a oportunidade de ver uma grande estrela do rock mundial. Entre a carreira solo e os trabalhos com The Blackhearts, Joan Jett já tem 16 discos lançados e mais de 34 singles.
HELLO, I'VE WAITED HERE FOR YOU, EVERLONG
PALCO CIDADE JARDIM: 20h30 - Enfim a grande apresentação da noite... Nem vou render muito ao dizer que esse é um dos shows mais esperados pelo público brasileiro e o quanto eu gosto de Foo Fighters, pois já o fiz em outro post, que pode ser lido aqui. Somente como update, é bom lembrar dos 5 Grammys que a banda ganhou em março de 2012, pela performance no aclamado álbum "Wasting Light" (2011). Recentemente, os Foos foram obrigados a cancelar shows na Ásia, devido a problemas na voz de Dave Grohl, contudo, o show no Lollapalooza Brasil está mais do que confirmado. Só nos resta aguardar.
Links: