domingo, 18 de março de 2012

Random Movie - Pulp Fiction


O filme dessa semana é de um dos diretores mais aclamados no universo "cult-pop" (e também um dos que eu mais gosto): Quentin Tarantino. Hoje vamos com Pulp Fiction, segundo longametragem dirigido por Tarantino.


Só para introduzir o assunto, vale falar um pouco do diretor, que tem um estilo peculiar e todos seus filmes tem características marcantes e fortes relações com ícones da cultura pop e do cinema mundial. Tarantino é um cara apaixonado por quadrinhos, filmes antigos, cinema trash e diversas outras coisas que sempre aparecem como referências em seus filmes. Seus roteiros são marcados por diálogos memoráveis e muitas cenas de violência. Além de Pulp Fiction, Quentin Tarantino também dirigiu Cães de Aluguel, Jackie Brown (talvez o menos conhecido de seus longametragens), Kill Bill vols. 1 e 2, Grindhouse: Deathproof (projeto em parceria com Robert Rodriguez) e Bastardos Inglórios. De acordo com alguns sites de notícias, o diretor está produzindo um novo filme que será lançado no final de 2012: Django Unchained, baseado no gênero "western spaghetti".


Vamos ao que interessa!

Pulp Fiction foi lançado em 1994 e conta com um time de atores de peso: John Travolta (Vincent Vega), Samuel L. Jackson (Jules Winnfield), Bruce Willis (Butch Coolidge) e Uma Thurman (Mia Wallace). O filme estreou primeiramente no Festival de Cannes em maio de 94 e venceu a Palma de Ouro, maior premiação do festival. No mês de outubro, foi apresentado ao público nos Estados Unidos, sendo lançado em poucas salas de cinema (se compararmos com as grandes produções de Hollywood). A recepção foi bastante positiva e contribuiu para a crescente popularização do filme, conferindo-lhe o status de clássico cult em pouco tempo. Pulp Fiction recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Ator (John Travolta), Melhor Ator Coadjuvante (Samuel L. Jackson), Melhor Atriz Coadjuvante (Uma Thurman) e Melhor Diretor e acabou vencendo o prêmio da categoria de Melhor Roteiro Original (Quentin Tarantino e Roger Avary). Além do Oscar, o filme recebeu outras diversas indicações e prêmios em festivais internacionais e também nos Estados Unidos.



Pulp Fiction tem um roteiro não-linear e conta três histórias diferentes que, de certa forma, se interligam. A primeira história - "Vincent Vega e a esposa de Marcellus Wallace" - é protagonizada por John Travolta, a segunda - "O Relógio de Ouro" - por Bruce Willis e a terceira - A Situação Bonnie - por Samuel L. Jackson. O roteiro é apresentado em 7 sequências que não seguem a ordem cronológica dos acontecimentos e, além das histórias principais, o filme possui um prólogo e um epílogo que se desenrolam no mesmo restaurante. Uma das marcas de Tarantino são os diálogos emblemáticos, que em Pulp Fiction são exemplificados principalmente pelas cenas de "Pumpkin and Honey Bunny", "Royale with Cheese", "Zed's Dead" e "Ezekiel 25:17".


Curiosidade sobre o nome do filme

Pulp Fiction é o nome dado a revistas impressas em papeis de baixa qualidade ("pulp", polpa em português). As revistas pulp começaram a circular no início da década de 1900 e tiveram maior expressividade nos Estados Unidos. O conhecido escritor de ficção científica Isaac Asimov já trabalhou em revistas do gênero. Os temas das histórias eram diversos mas tratavam principalmente sobre histórias de fantasia e ficção científica., sem grandes pretensões artísticas. A capa do filme Pulp Fiction segue claramente a estética das capas da revistas e o próprio roteiro, dividido em três histórias que se alternam, tem relação com o fato de as pulps representarem um entretenimento rápido e direto.


Soundtrack

A escolha da trilha sonora é outra característica peculiar dos filmes do Tarantino, que ao invés possuirem trilhas especialmente compostas para eles, sempre trazem uma variedade de músicas já conhecidas (outras nem tanto), de estilos variados mas mantendo sempre as referências "cult-pop". No Pulp Fiction isso não é diferente e a trilha vem recheada de rock, pop, country, surf music, entre outros. O álbum também traz alguns dos diálogos mais emblemáticos do filme.

Tracklist:

01. "Pumpkin and Honey Bunny" (diálogo) / Misirlou - Dick Dale & His Del-Tones
Misirlou é, originalmente, uma música popular grega registrada pela primeira em 1927 e logo no início do filme ela aparece na sua versão mais famosa: surf music, executada por uma das bandas mais importantes do estilo. E não é só isso! O guitarrista Dick Dale é considerado o criador da surf music e o King of the Surf Guitar.

Uma curiosidade sobre Dick Dale: ele compôs uma música chamada Belo Horizonte, inspirado pela boa recepção do público mineiro durante sua turnê por aqui em 1997. Aos 74 anos de idade, o cara ainda está na ativa, com muitos shows marcados até o meio desse ano



02. "Royale with Chesse" (diálogo)

03. Jungle Boogie - Kool & The Gang



04. Let's Stay Together - Al Green

05. Bustin' Surfboards - The Tornadoes

06. Lonesome Town - Ricky Nelson

07. Son of a Preacher Man - Dusty Springfield



08. "Zed's Dead, Baby" (diálogo) / Bullwinkle Part II - The Centurions

09. "Jackrabbit Slim's Twist Contest" (diálogo) / You Never Can Tell - Chuck Berry



10. Girl, You'll Be a Woman Soon - Urge Overkill



11. If Love is a Red Dress (Hang Me in Rags) - Maria McKee

12. "Bring Out The Gimp" (diálogo) - Comanche - The Revels

13. Flowers on The Wall - The Statler Brothers



14. "Personality Goes a Long Way" (diálogo)

15. Surf Rider - The Lively Ones

16. "Ezekiel 25:17" (diálogo)


Para saber mais sobre o filme, as bandas e fazer downloads, acesse os links abaixo.

Infos sobre o filme
Infos sobre as bandas (Procure também os sites oficiais!)
Download do filme (torrent)
Download da trilha
/