quarta-feira, 28 de março de 2012

SKA Wednesday: Buck-O-Nine


Voltando para o Ska-punk norte-americano, hoje o som fica por conta dos californianos do Buck-O-Nine!


Formada em San Diego no início de 1991, o Buck-O-Nine surgiu numa fase em que o grunge começava a mudar o horizonte musical. No entanto, os integrantes buscavam um caminho diferente, usando influências de Punk, Metal, Reggae e Ska 2-Tone e inspirados pelo ska-punk de Fishbone, Operation Ivy, The Mighty Mighty Bostones e Voodoo Glow Skulls. A formação atual conta com Andy Platfoot (baixo), Anthony Curry (trompete), Craig Yarnold (saxofone), Dan Albert (trombone), Jeff Hawthorne (bateria), Jon Pebsworth (vocal) e Jonas Kleiner (guitarra). Scott Kennerly e Steve Bauer eram, respectivamente, o baixista e o baterista da primeira formação.



A primeira demo saiu no final de 92 (Buck Naked) e foi vendida em shows locais. As músicas dessa demo foram regravadas no álbum de estreia, lançado em 1994: Songs in Key of Bree. A faixa Irish Drinking Song (originalmente do Buck-O-Nine) é frequentemente creditada como Drink and Fight, com autoria de Flogging Molly, The Bouncing Souls ou Dropkick Murphys.



Uma semana depois do lançamento do primeiro álbum, o Buck-O-Nine partiu para a sua primeira turnê nos Estados Unidos acompanhando as bandas de ska Gangster Fun e MU330. Devido a diversos contratempos, as bandas principais abandonaram a turnê que acabou não se completando. Em 1995, veio o segundo álbum de estúdio, Barfly, lançado pela Taang Records, gravadora responsável pelo The Mighty Mighty Bosstones. Depois disso, foram realizadas turnês pelos Estados Unidos com The Specials e pelo Japão com Voodoo Glow Skulls. O terceiro disco, também pela Taang Records, foi lançado em 1996: Water in My Head.



Com o lançamento do quarto álbum, Twenty-Eight Teeth, em 1997, o Buck-O-Nine tornou-se bastante conhecido nas rádios norte-americanas e o vídeo do single My Town foi bastante executado na MTV.



Entre 1998 e 2007, foram mais um EP (Pass the Dutchie), dois álbuns de inéditas (Libido e Sustain), um álbum ao vivo com músicas do show no Japão (Hellos & Goodbyes) e participação em diversas compilações.



Para acompanhar as notícias e saber mais sobre o Buck-O-Nine, acesse os links:

www.buckonine.com
Buck-O-Nine no Myspace
Buck-O-Nine no Facebook
Buck-O-Nine no Twitter



Downloads dos álbuns de estúdio:

Songs in The Key of Bree(1994)
Barfly (1995)
Water in My Head (1996)
Twenty-Eight Teeth (1997)
Pass The Dutchie (1998)
Libido (1999)
Hellos & Goodbyes - ao vivo (2000)
Sustain (2007)
/