quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

SKA Wednesday: The Toasters


Hoje vamos falar de uma verdadeira instituição do SKA norte-americano. A banda em questão, já possui 30 anos de estrada e é considerada a maior e mais influente da terra do Tio Sam. Com vocês, The Toasters!

The Toasters transita entre a segunda e a terceira onda do SKA, influenciando a todas os grupos que viriam a fazer parte da última. A história da banda começa em 1981, quando o inglês Rob "Bucket" Hingley assistiu a uma apresentação de seus conterrâneos do The Beat, ótima banda do ska 2-tone, em Nova York. Esse foi o ponto de partida para a criação do The Toasters. Rob permanece como único remanescente da formação original do projeto, por onde já passaram dezenas (!) de integrantes. Atualmente, o Toasters é formado por Rob Hingley (guitarra e vocal), Thaddeus Merritt (baixo/backing vocal), Jesse Hayes (bateria), Logan LaBarbera (trombone) e Neil Johnson (saxofone).


Em 1983, Rob criou a Moon Records - mais tarde tornou-se a Moon Ska Records - importante selo do ska americano que lançou bandas como Hepcat, The Slackers e vários outros. O primeiro registro do The Toasters também foi lançado pela Moon Ska Records, trata-se de "Recriminations" (1983). A partir daí, a banda lançou outros nove discos de estúdio, além de 5 álbuns ao vivo e várias compilações. Um dos registros ao vivo foi gravado aqui no Brasa, em 1999, porém, "Live in Brazil" só foi lançado em 2003. Atualmente, Hingley já comanda o seu segundo selo, Megalith Records, por onde foi lançado o mais recente trabalho do grupo, "One More Bullet" (2007).


No último mês de novembro, a banda fez a sua quarta passagem pelo Brasil com shows em São Paulo e Rio de Janeiro. Em uma entrevista de dois anos atrás, Rob se diz muito à vontade em tocar por aqui e gosta bastante de algumas cidades, como exemplo, Paraty (RJ), que segundo ele é o lugar mais bonito do planeta, e São Paulo, pela boa comida e boa atitude das pessoas. O fundador do Toasters ainda profetiza: "talvez a próxima onda do ska aconteça na América do Sul". Tomara que voltem em breve ao Brasil, de preferência passando por outras cidades que nunca os receberam, como a minha Belo Horizonte!


Para conhecer mais o som dos Toasters, baixe a discografia da banda. Gostando, compre o material original e ajude a fortalecer ainda mais essa importante banda!



Acesse os canais oficiais do The Toasters!


/