Depois de duas semanas, retomamos nosso espaço dedicado à música independente e voltamos com uma banda clássica do punk rock e hardcore nacional, que há mais de duas décadas vem fazendo muito barulho. Segue o som dos pernambucanos do Devotos!
Inicialmente chamada Devotos do Ódio, a banda foi formada em 1988 no bairro Alto José do Pinho, região pobre de Recife. Na mesma época em que apareciam bandas como Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S/A surgia esse que se tornou um dos grupos mais importantes do hardcore de Pernambuco, e até mesmo nacional. Os integrantes, Canibal (vocal), Neilton (guitarra) e Celo Brown (bateria), que não tinham dinheiro para comprar instrumentos, optaram por improvisar criando instrumentos de sucata e aprendendo a tocar sozinhos.
Seguindo uma linha diferente do que começava a borbulhar pela cidade através do “movimento” manguebit, o Devotos do Ódio se voltou para o som rápido e violento do hardcore (como faria o Sheik Tosado alguns anos depois). Inspirados por bandas como Ramones e Sex Pistols, além da crescente cena punk rock de São Paulo, o grupo despejava sua revolta em letras que denunciavam as dificuldades enfrentadas pela população mais pobre do Recife.
No início dos anos 90, a banda começou a conquistar seu espaço em festivais, vencendo o Recife Rock Show em 1993. A vitória no festival possibilitou a assinatura do contrato com a gravadora BMG (atual Sony) e o lançamento do cd de estreia, Agora tá valendo (1997). Esse álbum já trazia a música que se tornaria a mais conhecida da banda: Punk Rock Hardcore Alto José do Pinho.
O segundo disco da banda foi o último realizado através de gravadora. E também foi nesse período que a banda passou a se chamar apenas Devotos. O disco homônimo saiu em 2000 pelo selo Rockit, do Dado Villa-Lobos (Legião Urbana). Nesse disco, os caras contaram com a participação de Herbert Viana, na versão que fizeram para a música ‘Selvagem’, dos Paralamas do Sucesso. Três anos depois, foi lançado o álbum Hora da Batalha e, no ano seguinte, o EP digital Sobras da Batalha (2004), com faixas que não entraram no disco anterior. O registro de estúdio mais recente foi gravado em 2006: Flores com Espinhos para o Rei.
Em comemoração aos seus 20 anos, em 2008 o Devotos realizou um show em Recife, no bairro onde a banda nasceu. A apresentação foi registrada no CD /DVD Devotos 20 Anos - Ao Vivo (2009) e contou com as participações especiais de Clemente (Inocentes e Plebe Rude), Zé Brown (Faces do Subúrbio), Adilson Ronrona (Matalanamão) e Lirinha (Cordel do Fogo Encantado). Ainda em comemoração às duas décadas, o jornalista musical Hugo Montarroyos lançou o livro "Devotos: 20 Anos", que além de falar sobre a história da banda, conta como nasceram outros importantes grupos no bairro Alto José do Pinho, como o Faces do Subúrbio.
Abaixo disponibilizamos os links para download da discografia de estúdio do Devotos. Baixe os discos ou se preferir descolar o material físico, clique aqui.
Agora Tá Valendo (1997)
Devotos (2000)
Hora da Batalha (2003)
Sobras da Batalha - EP (2004)
Flores com Espinhos para o Rei (2006)
Devotos 20 Anos - Ao Vivo (2009)
O site oficial da banda está fora do ar. Acesse o MySpace/Devotos e conheça mais sobre a banda! Veja os vídeos no canal oficial do YouTube e acompanhe também pelo Facebook! Aproveite e compartilhe a ideia e o conteúdo do Devotos!