Monday? Por problemas técnicos, o post virou um Tuesday Rock, mas isso não importa. Haha. Se liga!
Na última edição do Monday Rock falamos sobre a programação do primeiro dia do Lollapalooza e hoje vamos com as bandas que se apresentarão no dia 8 de abril. A noite de encerramento do festival terá bandas com estilos mais diversificados, passando pelo rap, hardcore, punk cigano (!), dubstep, indie e, claro, o rock! Infelizmente, alguns shows passarão batido, pois haverão alguns bons 'cruzamentos' entre as bandas, mas grandes festivais são assim mesmo. Nunca vai dar pra aproveitar o evento em sua totalidade.
O ROCK DO BOM E VELHO BRASA
PALCO BUTANTÃ: 12h - Abrindo o segundo dia do festival, os baianos do Cascadura vão ao Lollapalooza para celebrar os 20 anos ininterruptos de rock. Capitaneada pelo vocalista Fábio Magalhães, a banda chama atenção pela mistura de Hard e Indie Rock, com melodias que remetem ao rock nacional. O grupo possui 4 álbuns de estúdio e está trabalhando no lançamento do próximo trabalho, "Aleluia",que sairá ainda em 2012. Pra quem não conhece a banda, pode começar pelo ótimo disco "Bogary" (2006), que conta com músicas como 'Centro do Universo', '12 de outubro' e a pedrada 'Senhor das Moscas'.
PALCO CIDADE JARDIM: 13h - Banda importantíssima do rock nacional dos anos 80, a Plebe Rude, juntamente com Legião Urbana, Paralamas, Capital Inicial e tantas outras, deram uma nova cara ao gênero no Brasil. Único grupo de sua geração que não gravou nenhuma música romântica em sua carreira e mantém seu estilo contestador, que ganhou peso com a entrada do guitarrista Clemente, da banda Inocentes que é um dos ícones do punk rock brasuca. Em sua discografia, a Plebe possui 5 álbuns de estúdio, 5 coletâneas e 2 álbuns ao vivo, incluindo o trabalho mais recente da banda, "Rachando Concreto", de 2011.
A MÚSICA DO MUNDO NOS PALCOS DO LOLLAPALOOZA BRASIL
PALCO BUTANTÃ: 14h - Gogol Bordello é uma banda formada em Nova York e se destaca por sua pluralidade étnica. Os membros do grupo são de diversos lugares do mundo, como Ucrânia, Rússia, Etiópia, China, Equador, Israel e Trinidad e Tobago. As variadas culturas vividas pelos integrantes do Gogol Bordello, influenciam na construção de suas músicas e seu estilo, auto denominado como punk cigano. Ao vivo, a empolgação demonstrada pela banda cativa o público presente e esse é um show que promete ser um dos momentos mais animados do dia. Beer time!
PALCO CIDADE JARDIM: 15h - O duo Thievery Corporation é bem conhecido no meio eletrônico, mas sua música não se prende a esse gênero e incorpora elementos do trip hop, jazz, música árabe e de outras culturas ao redor do mundo. Acompanhados por uma grande banda e sempre com convidados de diferentes países, o Thievery Co. não chega a ser tão multiétnico quanto o Gogol Bordello, porém, consegue explorar muito bem o universo musical. Show para acompanhar de forma tranquila, apreciando a sonoridade.
ELETRÔNICO INDIE GRINGO X STONER ROCK GOIANO
PALCO BUTANTÃ: 16h - Inspirados pela dance music, os ingleses do Friendly Fires vão subir ao palco Butantã pra manter o eletrônico indie em alta no Lollapalooza. A banda começou a fazer sucesso antes mesmo de lançar seu primeiro disco, devido a publicação da música 'Paris', em 2006, como o melhor single da semana no aclamado jornal The Guardian. O grupo já tem dois álbuns na bagagem, "Friendly Fires" (2008) e "Pala" (2011), e já está pensando no próximo trabalho.
PALCO ALTERNATIVO: 16h - Ao mesmo tempo, uma das melhores bandas surgidas no Brasil nos últimos anos estará executando seu stoner rock no palco Alternativo. O Black Drawing Chalks coleciona bons momentos em sua (até então) curta carreira, como a boa apresentação na primeira edição do SWU (tocando no mesmo palco do Rage Against the Machine) e na abertura de shows do Motörhead e Eagles of Death Metal. Os goianos já tiveram a música 'My Favorite Way' escolhida como a melhor do ano pela revista Rolling Stone, além de indicações ao VMB da MTV. Eu já presenciei 3 shows do BDC e garanto que o barulho vale a pena!
PRESTAR MAIS ATENÇÃO NA MANCHESTER ORCHESTRA OU CURTIR MELHOR O ESPAÇO?
PALCO CIDADE JARDIM: 17h - Confesso que não conheço
Como eu disse que não me empolguei muito com a Manchester Orchestra, talvez esse seja um bom momento para dar um giro no festival, tomar uma cerveja, ver os stands, enfim, conhecer um pouco melhor a estrutura do evento.
MAIOR DÚVIDA DO DIA: RAP BRITÂNICO, INDIE ROCK PSICODÉLICO AMERICANO OU HARDCORE NACIONAL?
PALCO DO PERRY: 17h45 - Londrino e com descendência nigeriana, o rapper Tinie Tempah chegou ao número 1 das paradas com o single 'Pass Out', sem sequer ter lançado seu álbum de estreia. Em outubro de 2010, lançou o "Disc-Overy" e continuou com outros hits. No início de 2012, Tinie foi premiado com dois Brit Awards nas categorias de Artista Inovador e Melhor Single. Na ocasião, O rapper anunciou o nome de seu novo trabalho, "Demonstration", que sairá ainda esse ano.
PALCO BUTANTÃ: 18h - Brooklyn, 2005. Formada por Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden, o MGMT faz um som inspirado em influências das mais diversas, resultando em um indie rock psicodélico com pitadas de progressividade e música eletrônica. Logo em seu primeiro registro, "Oracular Spetacular" (2007), a dupla alcançou o topo das paradas da Billboard e foi classificada como o 'Artista mais esperado' de 2008. O MGMT foi nomeado em duas categorias no Grammy de 2010, mas não levou nenhuma. No mesmo ano foi lançado o segundo álbum, "Congratulations", que inclui samples de funk carioca, tropicalia e forró de raíz, com algumas faixas contendo backing vocal de artistas brasileiros importantes como Zé Ramalho e Zeca Baleiro.
PALCO ALTERNATIVO: 18h - O Garage Fuzz é uma das bandas mais importantes do hardcore brasileiro principalmente pela sua qualidade técnica e pelas melodias bem trabalhadas, sem deixar de lado a essência explosiva característica do estilo. A banda foi formada em 1991, na cidade de Santos e traz na bagagem shows com Sick of It All, Fugazi, Man or Astroman?, Lagwagon e diversas outras bandas bastante conhecidas no meio alternativo. O lançamento mais recente é o CD/DVD ao vivo "Definitively Alive", de 2009. O Garage tem trabalhado em um novo álbum e o setlist para o Lollapalooza incluirá algumas canções inéditas.
REVELAÇÕES DE DIFERENTES ESTILOS
PALCO CIDADE JARDIM: 19h - O Foster the People foi criado em 2009, em Los Angeles, Califórnia, e foi uma das maiores revelações do indie rock no ano passado. Com um único álbum na praça, "Torches" (2011), a banda ficou conhecida após a música 'Pumped Up Kicks' tornar-se um viral no ano de 2010 e alcançar o primeiro lugar nos EUA, Austrália e Canadá. As rádios brasileiras de pop e rock não ficaram pra trás e tocaram/tocam à exaustão o hit dos caras. Vejamos se, ao vivo, o FTP tem algo a mais para nos apresentar além dos assobios marotos de sua música mais conhecida.
PALCO DO PERRY: 19h - Com apenas 24 anos, Sonny John Moore, mais conhecido como Skrillex, também foi um dos nomes mais falados em 2011. Iniciou sua carreira como vocalista e guitarrista da banda de post hardcore, From First From Last, em 2004, mas foi em carreira solo na música eletrônica que o cara conquistou seu lugar na mídia. Com 4 EP's lançados entre 2010 e 2011, Skrillex é a maior sensação da eletrônica nos Estados Unidos. No ano passado concorreu em 5 categorias do Grammy e faturou 3 gramofones. Pelo menos o clipe de 'First of the Year (Equinox)' impressiona e mesmo não sendo o meu estilo favorito, pretendo dar uma sacada na apresentação e ver se ele é realmente tudo o que dizem por aí.
A HORA DO ROCK'N'ROLL!
PALCO BUTANTÃ: 20h15 - Entre várias idas e vindas, o Jane's Addiction está presente no mundo musical desde 1985 e tem como líder o vocalista Perry Farrel, nada menos que o idealizador do Lollapalooza. Focados no rock alternativo, a banda ainda derrama suas influências do metal, hardcore e do funk, embaladas pelas letras irônicas e enigmáticas de Farrel. Com Dave Navarro nas guitarras, Steve Perkins na bateria e Chris Chaney no baixo, o Jane's já teve como integrantes os baixistas Flea (Red Hot Chili Peppers) e Duff McKagan (Guns'n'Roses). Em sua discografia, o grupo gravou 4 álbuns de estúdio, 3 compilações e 1 disco ao vivo. O trabalho mais recente é "The Great Escape Artist", de 2011.
PALCO ALTERNATIVO: 20h15 - 'Maior banda independente do Brasil', as Velhas Virgens estão na estrada há 25 anos, todos vividos no meio underground. O grupo faz sucesso no cenário alternativo, mesmo não aparecendo nas rádios e programas de TV, tocando rock'n'roll cru com letras que falam sobre as mulheres, sexo e bebidas, escritas pelo vocalista Paulão de Carvalho, de forma direta e sem frescuras. As Velhas possuem 12 discos lançados, entre eles estão álbuns de estúdio, ao vivo e o projeto Carnavelhas, que traz músicas relacionadas à 'festa da perdição' com o toque sublime de Paulão e Cia. Esse é um dos shows mais divertidos e performáticos que eu já pude ver e indico pra quem quer curtir uma parada mais alcóolica e irreverente.
EXPOENTE DO RAP NACIONAL
PALCO DO PERRY: 20h45 - Juntos desde 1988, Mano Brown, Kl Jay, Edy Rock e Ice Blue formam os Racionais MC's, o mais representativo grupo de rap do Brasil. A convocação para o Lollapalooza como uma das principais atrações do line up nacional surpreendeu (positivamente ou não) um bocado de gente. Os Racionais MC's levarão ao palco as músicas de seus 5 álbuns de estúdio, abordando a realidade das periferias urbanas brasileiras, discutindo temas como o crime, pobreza, preconceito social e racial, drogas e consciência política. Acho que a banda será um pouco 'prejudicada' pelo horário de seu show, que será entre Jane's Addiction e Arctic Monkeys, mas ainda assim eu pretendo conferir uma parte da apresentação.
EL GRAN FINALE
PALCO CIDADE JARDIM: 21h30 - Os Arctic Monkeys surgiram na mídia como 'a mais nova salvação do rock', em 2006, com o disco "Whatever People Say I Am, That´s What I´m Not", atingindo um sucesso de vendas fulminante e histórico. De lá pra cá foram lançados outros 3 discos: "Favourite Worst Nightmare" (2007), "Humbug" (2009) e o mais recente "Suck It and See" (2011), que traz toques punk, faixas potentes, pegajosas e ácidas. A banda já se tornou uma das referências do rock britânico e vem pra um show bastante esperado no Brasil, finalizando com classe a primeira edição do Lolla BR.
Links:
Lollapalooza Brasil
Cascadura
Plebe Rude
Gogol Bordello
Thievery Corporation
Friendly Fires
Black Drawing Chalks
Manchester Orchestra
Tinie Tempah
MGMT
Garage Fuzz
Foster the People
Skrillex
Jane's Addction
Velhas Virgens
Racionais MC's
Arctic Monkeys