Belo Horizonte: A capital da Surf Music
Sim! É isso mesmo que você leu! A começar pela música chamada Belo Horizonte do grande Dick Dale, que é considerado "apenas" o criador da Surf Music. A canção foi composta depois da visita de Dick à cidade, durante a turnê brasileira realizada em 1997.
Olha só o refrão da música e me diz se o cara curtiu ou não vir pra BH:
Oh, my Belo Horizonte
You're the only light I see
My Belo Horizonte
You're the only one for me
Oh, Belo Horizonte
Please, come back to me
My heart cries Belo, Belo
You're the only one for me
You're the only light I see
My Belo Horizonte
You're the only one for me
Oh, Belo Horizonte
Please, come back to me
My heart cries Belo, Belo
You're the only one for me
Reverb Brasil e Primeiro Campeonato Mineiro de Surf
Já tradicional em Belo Horizonte, o Primeiro Campeonato Mineiro de Surf transforma a cidade na capital da Surf Music durante o feriado da Semana Santa desde 2000, ano da sua primeira edição. O evento foi criado pela Associação Brasileira de Bandas de Surf Music, que tem como objetivo "unir as bandas de Surf Music de todo o país e divulgar a cena Surf nacional e internacionalmente.
A ideia de se fazer a Associação surgiu em uma lista de discussão sobre o estilo, onde dois dos integrantes resolveram organizar o esquema todo. Surgia assim a Reverb Brasil, idealizada por Leopoldo Furtado e Daniel Werneck. Atualmente, a Reverb Brasil não é uma entidade muito bem definida e sim um agrupamento de projetos e pessoas que contribuem para a divulgação das bandas, realização dos shows, apoiando a Associação nas mais diversas atividades. Segundo a definição do site: "A Reverb é muita gente e ao mesmo tempo não é ninguém. Não existe uma equipe de verdade. As coisas são feitas através da Reverb e não por ela."
11º Primeiro Campeonato Mineiro de Surf
Voltando ao campeonato... Essa semana A Obra vai sediar o 11º Primeiro Campeonato Mineiro de Surf ,12 anos depois da sua "estreia". Era pra ser a 12ª edição já que o evento é anual, mas em 2001 ele não foi realizado.
Existem algumas versões para explicar o porquê de sempre ser o PRIMEIRO campeonato, independente de qual edição seja: "Uma defende que o Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe foi tão legal que tinha que ser repetido todo ano. Outros dizem que é por ser o primeiro festival de Surf Music do país… Na verdade, não passa de uma piadinha repetida, mas o nome pegou e vai continuar assim."
O poster da edição desse ano ficou bem legal, com uma ilustração do Joey Ramone surfando na "Praia da Estação".
Confira a programação e saiba um pouco sobre as bandas:
Dia 04/04 - quarta-feira - $15
O Melda (BH): Projeto solo do anfitrião Claudão Pilha, a monobanda O Melda é uma junção de guitarra, bateria (na verdade, essa parte é feita por um programa de computador) e do "exclusivo, agressivo, rock-regressivo, corrosivo, explosivo capacete percussivo". O primeiro show foi realizado em outubro de 2008 e em 2011 foi gravado o primeiro disco: De Chicago a Boston.
Drunk Demons (RMBH): Formada na cidade de Contagem, a Drunk Demons é uma banda bem nova de psychobilly, com músicas rápidas e simples. Aqui, o som do baixo é responsabilidade de uma garota. "Carros antigos, Insanidade, monstros do espaço, muita cerveja e maldade, esses são os temas preferidos deste power trio." No começo desse ano, eles tocaram no Psycho Carnival, maior festival de psychobilly do Brasil. Vale a pena conhecer o som!
Fadarobocoptubarão (BH): Trio instrumental belorizontino criado em 2008 e com dois EPs na bagagem - Força Doberman (2009) e Facul de Puta (2011). O som deles é auto-definido como "momentos de pura surf-music, hardcore, death-metal, doom, sludge, grind, reggae, post-metal e música pesada em geral (exceto Metallica e Iron Maiden)".
Discotecagem: Howlin' Marcelo Crasso & Charles
Dia 05/04 - quinta-feira - $20
Os Beach Combers (RJ): Também um trio instrumental, os cariocas do Beach Combers fazem um som instrumental influenciado pelas músicas dos anos 50 e 60, trilhas de filmes, rockabilly instrumental e artistas como Dick Dale, Roberto Carlos e Júpiter Maçã (ou Jupiter Apple). Em 2010, lançaram seu EP de estreia que leva o mesmo nome da banda. Atualmente estão em estúdio finalizando um novo álbum.
Vostok Deluxe (BH): O nome da banda foi criado em homenagem à Vostok I que levou Yuri Gagarin ao espaço em abril de 1961. Os integrantes já são veteranos na música belorizontina como membros de outras bandas: PROA, thesurfmotherfuckers, Reverb All-Stars, Fadarobocoptubarão e Retrigger. A ideia central da banda é unir a Rússia aos Estados Unidos, através de uma surf music futurista com direito a Theremin (!) - instrumento russo muito presente nas trilhas dos filmes de ficção científica estadounidenses. Em 2011, o Vostok Deluxe lançou o EP Vostok I (faça o download aqui), exatamente 50 anos após o vôo de Gagarin.
Violentures (Campinas): Essa banda tem como guitarrista/vocalista um dos fundadores do Muzzarelas (!). Além de guitarra, a banda conta também com baixo e bateria, incluindo mais um power trio nessa lista. Com influências que vão de Ratos de Porão, Ramones, The Misfits e Motörhead a Miles Davis e Weezer, o Violentures faz um som enérgico que mistura punk e surf music com letras em inglês e um ótimo instrumental. Lançaram um único álbum: Garage Boosters (2005), produzido por Gabriel Thomaz, frontman dos Autoramas.
Discotecagem: Claudão Pilha & Mocotó
Dia 06/04 - sexta-feira - $25
Footstep (Campinas): Mais um power trio com uma menina no baixo! Esse grupo instrumental de Campinas existe desde 2007 e também conta com influências do punk, metal e rockabilly. O setlist desse trio conta com covers de clássicos como Blitzkrieg Bob, Trem das Onze, Ghost Riders in The Sky, uma versão de Enter Sandman + Hava Nagila além de composições próprias. O álbum mais recente é de 2009 e traz o sugestivo nome Não temos mar, temos bar (isso também serve pra Belo Horizonte!). O álbum está disponível para download no site da banda.
Os Pazuzus (RJ): Formada em 2004 por quatro funcionários do Instituto de Biologia Marítima, a banda "roubou" o nome de um projeto antigo do IBM (pelo menos é o que diz o release da banda!). O primeiro álbum saiu já no ano seguinte, gravado de forma totalmente DIY: Maldição do Surf Sumério. Coincidentemente, o primeiro show foi realizado no 6º Primeiro Campeonato Mineiro de Surf, realizado em 2006.
P.R.O.A. (BH): Com instrumentos que vão além do clássico guitarra-baixo-bateria, o PROA tem um time que inclui acordeon, clarinete e trombone. A banda foi formada por amigos que frequentavam A Obra e queriam apenas tocar lá. Bom, pelo menos era essa a intenção inicial do grupo. P.R.O.A. é uma sigla para "punk, rock, oldies e afins", que já define bem o estilo deles (e delas!). A banda é instrumental e inspirada por trilhas de filme, programas de TV, propagandas e desenhos animados. Em 2010, o P.R.O.A. foi uma das atrações do Flashrock, evento promovido pela Converse All-Star para a comemoração do Dia Mundial do Rock.
Mary O. and the Pink Flamingos (POA): Mais uma banda bem recente, formada em 2009 pela guitarrista/vocalista Mary O., que buscava uma outra forma de trabalhar o som que já vinha experimentando a um tempo. As primeiras apresentações foram realizadas em dezembro de 2011. A influência principal é o universo dos filmes de John Waters, cujas trilhas sonoras contam com rockabilly, garage surf e punk.
Discotecagem: Big Paul the Monster & Pixixo
Dia 08/04 - sábado - $25
Hitchcocks (SP): Os Hitchcocks se juntaram em 2006, formado por quatro amigos que moravam no mesmo bairro e eram ex-integrantes do projeto musical Moon Patrol, extinto em 2002. Entre as influências: o cinema de Hitchcock e filmes B de terror e ficção científica. Já na música, são influenciados por surf music, rockabilly, psychobilly e garage rock, além do rock clássico dos anos 50 e 60. Variando entre canções instrumentais e cantadas, a banda possui letras inspiradas pelo dia-a-dia da cidade de São Paulo. Com 6 anos de estrada, os Hitchcocks trazem algumas gravações na bagagem: em 2008, um EP com 12 faixas e em 2010, um compacto em vinil 7" com 4 faixas, além de participação em coletâneas e um DVD com entrevistas e 4 músicas ao vivo no estúdio.
Os Carburadores (RJ): Os integrantes d'Os Carburadores já tem experiência no universo musical como membros das bandas BigTrep, Mauk & Os Cadillacs Malditos, Norte Cartel e Os Pazuzus. Possuem dois álbuns "sérios" - Os Carburadores (2008) e Klatu (2011) - e o álbum especial Na Onda do Natal (2011) com músicas próprias e versões de clássicos natalinos. Os Carburadores já tocaram em duas edições do Primeiro Campeonato Mineiro de Surf e já dividiram palco com grandes bandas como Sick Sick Sinners, Dead Rocks, A Grande Trepada e muitas outras.
Mummias de All Star (Egito): Diretamente do Egito Antigo, essas múmias são bem descoladas com seus lindos pares de All Star e prometem um show explosivo, digno de abalar as estruturas das milenares pirâmides.
Discotecagem: Marcelimelda & Capitão Insano
Se quiser conhecer músicas de todas as bandas que tocam na 11ª edição do Primeiro Campeonato Mineiro de Surf, confira essa lista de reprodução do YouTube e prepare-se para os shows!
Mais informações sobre Surf Music e sobre o Campeonato:
Reverb Brasil
Belo Horizonte: A capital do Surf
A Obra
Sites das bandas:
O Melda
Drunk Demons
Fadarobocoptubarão
Os Beach Combers
Vostok Deluxe
Violentures
Footstep
Os Pazuzus
P.R.O.A.
Mary O. and the Pink Flamingos
Hitchcocks
Os Carburadores
Mummias de All Star