Nossa coluna semanal de SKA vai falar um pouco sobre algumas bandas de destaque no cenário nacional, que fizeram e/ou fazem um som bem bacana por aqui. Nessa primeira parte, vamos com as 5 bandas que integraram a coletânea “SKA Brasil”, lançada pela Paradoxx Music, em 1997, e ajudou a alavancar o ritmo jamaicano no Brasa. O disco é composto pelas bandas: Skamoondongos, Skuba, Mr. Rude, Manuels e Boi Mamão.
O Skamoondongos foi uma das primeiras bandas do gênero a surgir em São Paulo, em 1995, e esteve em atividade até o ano de 2001. Em 1997, o grupo lançou o álbum “Segundo”, que teve a produção de Clemente Nascimento, da experiente banda punk Inocentes. Entre as músicas de destaque estão o single ‘Pobre Plebeu’ (alcançou a terceira posição nas paradas da MTV), ‘Brasil em dois tons’ destacando a cultura nacional e a divertida ‘Eu não gosto de você’.
Considerada por muitos como a melhor banda de SKA do Brasil, a curitibana Skuba teve a mesma duração dos Skamoondongos, entre 1995 e 2001. Com o lema “Viva o álcool (que é legalizado)!”, o grupo gravou dois discos “Churraskada” (1997) e “À Moda Antiga” (1999), também conseguindo relativo sucesso na MTV e em rádios de todo o país. Influenciada pelo reggae, rock e ritmos regionais, o Skuba fez ótimas músicas, como ‘Não existe mulher feia’, ‘A praieira’ (versão para o hit de Chico Science e Nação Zumbi), ‘Aqui se faz aqui se paga’, ‘Endividado’ (gravada com o rapper Thaíde) e a bêbada ‘Triado’.
Também de Curitiba, o Boi Mamão nasceu em 1992 e morreu em 1999. Com um som visceral e esquizofrênico, os paranaenses receberam muitos elogios e tocaram em vários festivais pelo Brasil, com Planet Hemp, Chico Science e Nação Zumbi, Raimundos, entre outras. Entre 1992 e 1995, o Boi Mamão teve alguns videoclipes exibidos pela MTV, incluindo o vídeo da música ‘Kronkanildo’, dirigido por José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Letras que ironizam o cotidiano, sobre um som que mistura ska, ritmos brasileiros e rock pauleira, são as marcas que caracterizam o estilo da banda. Entre full álbuns, EP’s e demos, são mais de 50 músicas gravadas.
Para ouvir e/ou baixar as música do Boi Mamão, clique aqui.
Mr. Rude foi uma banda de ska de Belo Horizonte que teve pouco tempo de existência no final dos anos 90. Entre os membros do grupo estava o guitarrista Phillipe Fargnoli, hoje nas bandas de hardcore Dead Fish e Reffer. Os outros membros eram: Alê (vocal), Tristão (bateria), Elias (baixo), Bernardo (sax tenor), Leonardo (sax alto) e Marcos (trombone). Devido ao pouco tempo de carreira da banda é bem difícil encontrar informações sobre os caras, mas descolamos algumas músicas e disponibilizamos pra vocês. O som é bastante animado e tem ótimas letras.
Sendo sincero, não consegui encontrar nenhuma informação sobre os Manuels, a não ser os integrantes e o clipe da música ‘Negro Gato’, versão para o sucesso de Roberto Carlos. A banda era formada por Paulo Preto (vocais), Bernardo Branco (guitarra e voz), Henrique (bateria), Dregs (guitarra), Dani Fonseca (baixo) e Desenha (baixo). Confira o vídeo!