segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Monday Rock - Foo Fighters

Hoje o Monday Rock vem com uma ‘edição comemorativa’! O gigante festival americano Lollapalooza vai dar as caras no Brasil pela primeira vez em 2012 e há algumas horas foi anunciado o lineup do evento. Uma das bandas mais esperadas no país nos últimos anos foi confirmada: FOO FIGHTERS!

Desde já, vamos esclarecer uma coisa, eu, autor do post, sou fã incondicional dos Foos, o que não pode ser aplicado aos outros membros do blog (Pai, eles não sabem o que fazem. :P), mas vou tentar manter a ordem pra não ter um post muito extenso, apesar da minha vontade dizer o contrário. Hehe. Enfim...

Tudo começou após o fim do Nirvana, com o trágico suicídio de Kurt Cobain, em 1994. Dave Grohl foi o responsável pelas baquetas do ícone grunge durante 4 anos e nesse período compôs algumas músicas que não foram divulgadas, até que um ano mais tarde, decidiu entrar em estúdio e gravar o que seria o primeiro disco do Foo Fighters. Com exceção das guitarras da música ‘X-Static’, todos os instrumentos foram tocados por Dave. Para a formação da banda, Grohl convidou Nate Mendel (baixo) e William Goldsmith (bateria), antigos integrantes do grupo Sunny Day Real Estate, e Pat Smear (guitarra), ex-The Germs e membro não-oficial do Nirvana.

Para o segundo álbum, “The Colour and the Shape”, Dave Grohl manteve a forma de composição do anterior, tocando todos os instrumentos, além do vocal, em apenas uma semana e a gravação foi realizada com a banda completa em um estúdio em Seattle. Alguns dos maiores sucessos dos Foos está neste álbum, como ‘Monkey Wrench’, ‘My Hero’ e ‘Everlong’. Porém, a insatisfação de Dave com as bases de bateria, fez com que a maioria das músicas fosse regravada por ele mesmo, causando a saída de Goldsmith. Em seu lugar, Taylor Hawkins, baterista da turnê de Alanis Morissette, foi convocado para a turnê posterior do Foo Fighters. No mesmo ano, 1997, Pat Smear anunciou sua saída do grupo, dando lugar a Franz Stahl, que não ficou muito tempo e saiu por “divergências musicais” com a banda. Chris Shiflett, ex-integrante do No Use For a Name, assumiu de vez uma das guitarras do FF.

Os dois discos posteriores, “There Is Nothing Left To Lose” (1999) e “One by One” (2002), ganharam o Grammy de melhor álbum de Rock e contém outros grandes sucessos, ‘Learn to Fly’, ‘Breakout’, ‘Generator’, ‘All My Life’, ‘Low’, ‘Times Like These’, são alguns exemplos. In Your Honor” (2005) foi o primeiro álbum duplo da banda, dividido em duas partes. A primeira, elétrica, com músicas como ‘Best of You’, ‘DOA’ e ‘Resolve’. Enquanto a segunda possui 10 músicas inéditas em formato acústico com a a inclusão de músicos adicionais tocando teclado, gaita, mandolin e a participação de Josh Homme (Queens of the Stone Age), John Paul Jones (Led Zepellin) e Norah Jones.

A parte acústica do álbum anterior inspirou o grupo a lançar “Skin and Bones” (2006), só com versões desplugadas para os grandes sucessos da carreira do Foo Fighters. Com o lançamento de “Echoes, Silence, Patience & Grace”, em 2007, veio o terceiro Grammy de melhor álbum de Rock e melhor performance de Hard Rock pela música ‘The Pretender’, os outros singles ‘Long Road to Ruin’ e ‘Let it Die’ também são destaque desse disco. Dois anos mais tarde, Grohl e cia decidiram lançar uma coletânea com mais duas músicas inéditas, ‘Wheels’ e ‘Word Forward’. O mais recente trabalho da banda é o ótimo “Wasting Light”, apresentado ao público e crítica em abril de 2011, todo gravado na garagem da casa de Dave Grohl e que marcou a volta de Pat Smear como membro oficial da banda. Bob Mould (Husker Du) e Krist Novoselic (Nirvana) participaram da gravação nas faixas ‘Dear Rosemary’ e ‘I Should Have Known', respectivamente. Destaque para as músicas ‘Bridge Burning’, ‘Arlandria’, ‘Walk’ e ‘White Limo’.

A expectativa pela apresentação do Foo Fighters no Brasil é muito grande, pois a primeira e única vez que a banda veio ao país foi no Rock In Rio III, em 2001. Enfim, a espera acaba em abril de 2012. O Lollapalooza Brasil ainda traz Arctic Monkeys, Jane’s Addiction, Joan Jett, MGMT, Cage the Elephant, TV On the Radio e muito mais!


Para ir aquecendo, quem ainda não tem a discografia do FF, seguem os links para download! Enjoy!


Foo Fighters (1995)

The Colour and the Shape (1997)

There Is Nothing Left to Lose (1999)

Live at Rock In Rio III (2001) - Não oficial

One By One (2002)

In Your Honor (2005)

Skin and Bones (2006)

Echoes, Silence, Patience & Grace (2007)

Greatest Hits (2009)

Wasting Light (2011)


Veja os outros clipes do Foo Fighters aqui.


Acesse os canais oficiais da banda!

Site Oficial

MySpace

Facebook

Twitter

/