O som do Panteón Rococó é baseado na mistura do ska com o rock, mas a banda vai além, inserindo elementos de outros gêneros latinos, como a salsa e a cumbia, e ritmos locais, como a música mariachi e indígena. A história da banda começou em 1995 na Ciudad de Mexico e o primeiro registro veio dois anos depois, quando editaram o EP "Toloache pa'mi negra", contendo 6 faixas. A partir daí, o grupo começou a fazer grandes apresentações, algumas delas apoiando o Exército Zapatista Nacional.
Em 1999, após a gravação de um cassete ao vivo, o Panteón lançou o full album "A la izquierda de la Tierra", nomeado de acordo com ideologia política dos dez integrantes. O trabalho foi muito bem recebido e, na época, foi o disco independente mais vendido do país, fazendo com que logo se tornassem um dos grupos mais populares do gênero entre os jovens mexicanos. Entre as músicas de destaque estão 'Marcos Hall', 'Cúrame' e 'La Dósis Perfecta'.
No ano seguinte o Pantéon Rococó participou de um grande show do cantor e instrumentista Manu Chao em uma arena completamente lotada por 150 mil pessoas. Essa apresentação fez com que a banda ultrapassasse as fronteiras mexicanas e ficasse ainda mais reconhecida pelo seu trabalho. Além disso, os caras fizeram a primeira tour internacional, passando pelos Estados Unidos e Europa. Com o crescente sucesso, o caminho ficou mais fácil para que o grupo faturasse disco de ouro, vendendo 100 mil cópias de "Compañeros Musicales" [2002], produzido por Flavio Cianciarulo, baixista da ótima banda argentina Los Fabulosos Cadillacs. No mesmo ano, o Panteón ganhou o prêmio de 'Banda Revelação' da MTV Latina, confirmando a boa fase.
Em 2004, a dobradinha com Cianciarulo continuou e foi lançado o álbum "Tres Veces Tres", que contou com a participação de importantes músicos latinoamericanos e trouxe músicas que se tornariam clássicos para os fãs, como 'Cumbia del Olvido', 'Reality Shock' e 'La Ciudad de la Esperanza'. Para celebrar os 10 anos de carreira, a banda gravou o CD/DVD "Diez Años - Un Panteón muy Vivo", reunindo os grandes sucessos dos discos anteriores em uma apresentação para aproximadamente 30 mil pessoas.
O quinto álbum de inéditas dos mexicanos, "Panteón Rococó", saiu em 2007 e lhes rendeu mais uma turnê pela América Central, EUA e Europa e até uma rápida passagem pela África. O disco mais recente dos caras é "Ejército de Paz", registrado de forma independente em 2010. Nos quase 15 anos de carreira, a banda coleciona mais de 10 'giras' internacionais e apresentações ao lado de grupos reconhecidos como Foo Fighters, Pixies, Rage Against the Machine, dentre vários outros. Em 2013, a banda foi um dos destaques do festival mexicano Vive Latino!, cujo show você pode conferir no vídeo abaixo.
Como é de praxe, seguem os links para download da discografia do Panteón Rococó. Baixe os discos e compartilhe o conteúdo!
Downloads
- Toloache pa'mi Negra (1997) Clique aqui para baixar - Link Alternativo
- A La Izquierda de la Terra (1999) Clique aqui para baixar - Link Alternativo
- Compañeros Musicales (2002) Clique aqui para baixar - Link Alternativo
- Tres Veces Tres (2004) Clique aqui para baixar - Link Alternativo
- 10 Años - Un Panteón Muy Vivo (2006) Clique aqui para baixar - Link Alternativo
- Panteón Rococó (2007) Clique aqui para baixar - Link Alternativo
- Ejército de Paz (2010) Clique aqui para baixar - Link Alternativo
Siga a banda em seus canais oficiais:
Site Oficial