quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

SKA Wednesday: The Selecter


Mais um quarta-feira de ska para a galera e a indicação de hoje é de uma das bandas mais conhecidas do selo 2-Tone e uma das líderes do renascimento do Ska no final da década de 70: The Selecter.


Conterrâneos do The Specials, o The Selecter foi formado em meados de 1979, na cidade inglesa de Coventry. Antes de se oficializar como banda, The Selecter era o nome de uma música gravada por Neol Davies, John Bradbury e Barry Jones em 1977. Em 79, a faixa entrou como lado B no EP Gangsters x The Selecter lançado pela 2-Tone. A faixa Gangsters era do The Specials, na época chamado Special A.K.A..



Com o sucesso do EP e incentivado por Lynval Golding (guitarrista do Specials), Davies formou a banda com o nome de The Selecter. A formação original consistia em: Compton Amanor (guitarra), Charley Anderson (baixo), Charley "H" Bembridge (bateria), Desmond Brown (teclado Hammond), Neol Davies (guitarra), Arthur "Gaps" Hendrickson e Pauline Black (ambos nos vocais).

O vocal feminino de Pauline Black, considerada a melhor vocalista de ska no período, diferenciava o The Selecter das demais bandas da fase 2 Tone. As composições de Davies e o ritmo e energia de Brown transformaram suas músicas em hits instantâneos nas paradas britânicas. Ainda em 79, lançaram os singles On My Radio, Three Minute Hero e Missing Words.



O álbum de estreia, Too Much Pressure, foi lançado pelas gravadoras 2 Tone e Chrysalis em 1980. Entre as faixas, está My Collie (Not a Dog), uma versão de My Boy Lollipop, da cantora Millie Small, além de outras quatro versões cover. No mesmo ano, Anderson e Brown deixaram a banda e foram substituídos por Adam Williams e James Mackie. O disco posterior, Celebrate the Bullet, saiu em 1981 e logo depois Pauline partiu para a carreira solo. Stan Campbell foi escolhido como o novo vocalista, mas o resultado foi insatisfatório e o grupo optou por se separar.




Em 1982, foi lançado o documentário "Dance Craze", que falava sobre o início da cena 2 Tone na Inglaterra. O filme retratou uma turnê de 6 bandas pelo Reino Unido: The Selecter, The Specials, Madness, The Beat, Bad Manners e The Bodysnatchers. A 'pausa' do Selecter durou dez anos, quando em 1991 o grupo retornou às atividades com um lineup reformulado que contava com 3 integrantes originais: Pauline, Neol e Arthur. Junto a eles estavam Martin Stewart (teclado), Nicky Welsh (baixo) e Perry Melius (bateria). Com essa formação foram lançados 7 álbuns, entre 1994 e 2003, e três anos depois a banda entrou em hiato novamente.



Em 2010, Pauline e Arthur se apresentaram na Bélgica e na Inglaterra sob o nome The Selecter em comemoração aos 30 anos do lançamento do Too Much Pressure. Renovando mais uma vez o lineup, a banda excursionou durante o ano de 2011 e lançou o álbum Made in Britain. Ainda em 2011, o também integrante original Neol Davies formou uma nova banda sob o nome de Neol Davies a.k.a. The Selecter e lançou um álbum que trazia novas versões para alguns de seus clássicos, como Too Much Pressure, On My Radio, Celebrate the Bullet e Missing Words.


Disponibilizamos abaixo os álbuns de estúdio para download:

Too Much Pressure (1980)
Celebrate the Bullet (1981)
The Happy Album (1994)
Cruel Brittania (1998)
The Trojan Songbook vol.1 (1999)
The Trojan Songbook vol.2 (2000)
The Trojan Songbook vol.3 (2001)
Real to Reel (2003)
Made in Britain (2011)


Outros álbuns:

Gangsters x The Selecter (1979)
The Selecter - Unplugged for the Rude Boy Generation (2002)
The Selecter - BBC Sessions


Para saber mais sobre a banda:

The Selecter
Neol Davies A.K.A. The Selecter
2 Tone: The Selecter
/