quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ska Wednesday: The Beat


Mais uma semana de ska com um clássico da era 2 Tone: The Beat.


Em 1978, surgia a banda The Beat, diretamente dos subúrbios operários de Birmingham, Inglaterra. Nesse mesmo ano, o grupo fez sua primeira apresentação e começou a trilhar o caminho que o levaria a se tornar um dos mais conhecidos representantes do ska inglês.


O lineup original consistia em Ranking Roger e Dave Wakeling dividindo os vocais, Andy Cox e David Steele na guitarra e no baixo e o baterista Everett Morton. Além desses cinco, a banda contava com um integrante de peso: o saxofonista jamaicano Saxa, que já havia tocado com Prince Buster, Laurel Aitken e Desmond Dekker.

Após abrirem um show do The Selecter, o The Beat assinou contrato com a 2 Tone, através da qual lançou o single Tears of a Clown. Inspirados pela 2 Tone, a banda criou seu próprio selo Go-Feet, em 1980.



Lançaram alguns outros singles, como Mirror in the Bathroom e ainda em 1980 veio o LP de estreia: I Just Can't Stop It. O The Beat também participou do lendário documentário/álbum Dance Craze em 1982, juntamente com The Selecter, Madness, Bad Manners e The Bodysnatchers.



Embora a maior popularidade do grupo esteja concentrada no Reino Unido, eram também bastante conhecidos na Austrália e nos Estados Unidos, onde são chamados de The English Beat. Já fizeram tours com artistas famosos como David Bowie, The Clash, The Police, The Specials, entre outros.



Em 1983, o The Beat se separou e os integrantes partiram para outros projetos. No início dos anos 90, Ranking Roger se reuniu com os membros do The Specials no projeto chamado Special Beat, que seguiu em turnê e lançou dois álbuns ao vivo em apoio à Campanha pelo Desarmamento Nuclear. Em 2003, uma parte do lineup original fez um show com ingressos esgotados no Royal Festival Hall. A banda retomou suas atividades contando com dois membros originais: Ranking Roger e Everett Morton e mais dois outros integrantes: o também vocalista Murphy 'Ranking Jnr' e o tecladista Mickey Billingham.



Ao todo, o The Beat lançou 3 álbuns de estúdio, que você pode baixar nos links abaixo:

I Just Can't Stop It (1980)
Wha'ppen (1981)
Special Beat Service (1982)

Para saber mais sobre a história da banda, confira os links:

Site Oficial
Fansite
MySpace
/