domingo, 27 de novembro de 2011

Monday Rock - The Velvet Underground

Hey Muncs!


E para dar ânimo e continuação ao nosso conteúdo “Rockbloguistico” na nossa querida Segunda... Vamos voltar lá atrás, nos anos 60, com a banda The Velvet Underground... C'mon?


The Velvet Underground foi uma banda de vanguarda na década de 60, caracterizada por um estilo experimental, pouco comercial para a época, por isso durante seus poucos anos de existência teve pouco reconhecimento público. Mas hoje citada unanimemente por críticos como um dos poucos grupos essenciais da história do rock ’n roll. A banda foi formada em 1964, por: Lou Reed (voz e guitarra), Sterling Morrison (guitarra), John Cale (baixo) e Angus MacAlise (bateria), os dois últimos foram substituídos por Doug Yule e Maureen Tucker, respectivamente.

Parte do pouco reconhecimento experimentado pelo grupo deve-se ao contato com um dos nomes da vanguarda artística novaiorquina, o artista plástico estadunidense Andy Warhol, que integrou para a banda, mais por imposição, Nico como vocalista. Mas como forma de objeção o grupo colocou o nome do álbum de estréia "The Velvet Underground & Nico" como uma forma de excluí-la. E logo depois de outro álbum a banda se desligou de Warhol e expulsou Nico. Porém a influência de Warhol sobre a banda, mal interpretada e como uma forma equivocada de considerá-lo uma espécie de "mentor intelectual" do grupo sendo que na verdade, a maioria das canções do Velvet já haviam sido escritas antes do contato com ele.

O ambiente natural de criação e trabalho do VU era a chamada "The Factory", prédio alugado por Warhol e decorado por Billy Name, para reunir seus companheiros exóticos, na qual poderão ter uma ideia melhor, mais algumas informações no filme "The Factory Girl". Após a saída do vocalista em 1971, a banda ainda continuou na ativa pelos dois anos seguintes. E somente em 1993, o Velvet se reuniu para alguns shows, tocando as principais músicas da carreira da banda.

O VU sempre foi conhecido pelo som alternativo, desvinculado de interesses comerciais e que focalizava quase sempre temas relacionados ao submundo (narcóticos, prostituição, criminalidade, etc). Demoraram anos para serem reconhecidos pelo grande trabalho, o que só prova o quanto a sonoridade deles estava bem à frente de sua época.

E ai? Voltamos da história, agora...

Se gostou, disponibilizamos alguns álbuns abaixo para download...

Enjoy!

The Velvet Underground & Nico (1967)

White Light/White Heat (1968)

The Velvet Underground (1969)

Loaded (1970)

Live at Max's Kansas City (1972)

Squeeze (1973)

/