As ideias principais dos integrantes foram montar uma banda que misturasse o rock com o ska (em alta na Inglaterra na época) e efetuar a integração racial.
Assim, em 1977, surgia o lendário grupo que, antes de ter seu nome definitivo foi chamado de The Automatics, depois Coventry Automatics, The Special AKA, e, finalmente, The Specials. Em sua formação original estavam Terry Hall (vocal), Neville Staple (vocal), Lynval Golding (guitarra), Roddy Radiation (guitarra), Jerry Dammers (teclado), Sir Horace Gentleman (baixo), John Bradbury (bateria), Chrissy Hynde (vocal), Rico Rodriguez (trombone) e Dick Cuthell (trompete). Em 1978 foram um dos principais nomes do movimento "Rock Against Racism" (rock contra o racismo).
"Monkey Man" é uma versão feita pelos Specials para a música do grupo Toots and the Maytals.
Com a intenção de fazer músicas que misturassem o swing do ska com a energia e atitude do punk rock, The Specials acabou criando um subgênero do ska conhecido como 2-Tone, designado dessa maneira por conta de uma gravadora independente fundada pela banda, chamada 2 Tone Records. Logo em seu início, os Specials tiveram uma grande força de ícones da música como a produção de Elvis Costello e Joe Strummer (The Clash), que após assistir a um show da banda, os convidou para excursionarem com eles abrindo seus shows.
Entre os anos de 1979 a 1981, a banda emplacou sete músicas no topo das paradas inglesas, entre elas “Too Much Too Young” e “Ghost Town”, que tem como temas a gravidez na adolescência e o desemprego, respectivamente. Ainda em 1981, a banda fez uma pausa nas gravações e turnês, sendo que Hall, Staple e Golding saíram do grupo, que nunca mais reuniu sua formação original, para se lançarem em outros projetos. A partir daí, com a inserção de novos integrantes em sua formação, os Specials gravaram um novo álbum, que obteve menor sucesso em comparação com as gravações anteriores, embora a canção “Free Nelson Mandela” tenha sido um hit e tenha contribuído para que a causa anti-apharteid na África do Sul se tornasse uma causa célebre no Reino Unido. Em 1984, a banda encerrou suas atividades.
Somente em 1996, quando o ska desfrutou de um ressurgimento no “mainstream” das rádios e TV’s norte-americanas, vários membros originais do Specials se reuniram para a gravação de um novo álbum e a realização de uma turnê. Essa retomada durou cinco anos, quando em 2001, a banda entrou em hiato novamente.
Em 2007, alguns membros dos Specials se reuniram para tocar no festival de Glastonbury com Lily Allen e Damon Albarn (Blur), cantando músicas antigas da banda. Um ano mais tarde, seis integrantes se reuniram para alguns shows que, em 2009, acabaram resultando em uma tour comemorativa aos 30 anos da banda, passando por vários países, entre eles Austrália e Japão, e posteriormente registrada no álbum “Live at Brixton Academy”. Também em 2009, a banda foi uma das atrações do festival de Glastonbury.
The Specials tem sete álbuns ‘oficiais’ gravados, sendo seis de estúdio e um ao vivo, além de outros registros. Abaixo, disponibilizamos para download alguns álbuns dessa banda sensacional!
Para saber mais, acesse o site oficial da banda: www.thespecials.com