quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SKA Wednesday - Laurel Aitken

Hoje o MUNC CREW traz um dos vocalistas mais importantes da música jamaicana, trata-se de Laurel Aitken, conhecido pela alcunha de “Godfather of Ska”, ou o Padrinho do Ska.


Nascido em Cuba, em 1927, filho de pai jamaicano e mãe cubana, Laurel (originalmente, Lorenzo) imigrou para a Jamaica logo aos oito anos de idade, onde desde cedo participou de concursos de novos talentos, o que o firmou como uma das vozes mais queridas das ilhas do Caribe naquela época. As suas primeiras gravações de mento e calipso (outros ritmos caribenhos) datam de 1952. Uma de suas músicas, “Boogie in my bones”, permaneceu treze semanas no topo das paradas.

Laurel Aitken foi um dos primeiros a interpretar e gravar o ska na Jamaica. Nos anos 60 começou a fazer rocksteady, mudando-se para a Inglaterra no final década, onde tornou-se um dos maiores nomes do reggae e o responsável pela popularização do ska jamaicano, tendo temas consagrados na terra da rainha, como “Sally Brown”, It’s Too Late”, entre outros.

Entre diversas colaborações com outros cantores e bandas, seja como produtor ou cantor, Laurel Aitken teve 26 álbuns lançados, além de 2 registros em vídeo, sendo um em VHS e outro em DVD, esse último lançado postumamente, em 2007.

Laurel continuou fazendo shows até o final de sua vida, mesmo depois de um ataque cardíaco em 2003, que fez os médicos o condenarem ao repouso, ordem que o Padrinho não obedeceu, e acabou contraindo uma pneumonia, da qual estava se recuperando quando faleceu aos 78 anos, quando foi vitima de mais um ataque cardíaco em julho de 2005.

Abaixo disponibilizamos alguns álbuns de Laurel Aitken para download. Escutem e divirtam-se com a voz poderosa do Rei do Ska.


Ska With Laurel (1965)

Rise and Fall (1989)

Godfather of Ska (2000)

Rudi Got Married (2004)

En Espanol (2004)

The Original Cool Jamaican Ska (2009)


Ouça mais músicas no perfil criado no MySpace para homenagear Laurel Aitken. Acesse: www.myspace.com/thegodfatherofska

/