Lá se vão 70 anos desde que os desenhistas americanos Bob Kane e Bill Finger se inspiraram nos morcegos para criar o herói dos quadrinhos Batman. No ano em que o personagem ganha série de homenagens em várias partes do mundo, alunos e professores da Casa dos Quadrinhos resolveram propor uma curiosa exposição, que será aberta nesta terça à noite, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.
De forma livre, sem qualquer tipo de restrição, partiram do visual do herói mascarado para criar cartoons, pinturas, ilustrações digitais, desenhos realistas e esculturas. O que os levou a propor o tributo é a particularidade do personagem. Ao contrário dos outros heróis, que abusam de superpoderes para combater a criminalidade, Batman não tem nenhum dom especial. Somente a persistência e a inteligência. “É um cara determinado. Não desiste tão fácil”, explica Jean Paulo Lopes, um dos curadores da exposição, acrescentando que outras curiosidades serão apresentadas no evento.
Para a abertura foram convidados Ana Carolina Cunha, mestre em psicologia pela UFMG, e Erick Azevedo, professor de narrativa visual da Casa dos Quadrinhos. Vão falar sobre o universo do homem-morcego e dos quadrinhos. O bate-papo, com entrada franca, será no auditório da biblioteca, discutindo algumas das características e mutações que o personagem já protagonizou.
BATMAN 70 ANOS: UMA HOMENAGEM
Abertura hoje, às 19h, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa (Praça da Liberdade, 21, Funcionários). A exposição poderá ser visitada até 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h. Informações: (31) 3224-0040.